Quando falamos sobre a divisão Nismo, logo nos vêm à mente os modelos 370Z Nismo, Juke Nismo e Sentra Nismo. No entanto, a Nissan está trabalhando na próxima geração da caminhonete Frontier (conhecida como Navara em outros mercados), cuja chegada está prevista para o próximo ano.
Embora o lançamento seja aguardado com expectativa, há rumores de que uma futura variante Nismo da Navara esteja em desenvolvimento para rivalizar com a Ford Ranger Raptor, oferecendo uma performance esportiva tanto no asfalto quanto no off-road.
Ivan Espinosa, diretor de planejamento da Nissan, confirmou que a empresa está seriamente considerando a produção de uma caminhonete Navara Nismo. “Estamos analisando isso e trabalhando com empresas parceiras”, relatou o executivo em entrevista ao site australiano CarExpert.
Essa variante Nismo deve posicionar-se acima da configuração Pro-4X, que atualmente custa R$ 312.590 em nosso mercado — o mesmo valor da versão Platinum 4×4 AT.
Para enfrentar a Ford Ranger Raptor de igual para igual, é provável que a Navara Nismo seja equipada com um motor V6 mais potente. O V6 3.5 biturbo, que entrega 425 cv e 71,2 kgfm nos modelos Patrol e Armada, é uma opção, embora ainda não esteja claro se esse motor será compatível com a nova arquitetura da Navara.
Para comparar a Ford Ranger Raptor esconde debaixo do capô um V6 turbinado com injeção direta conectado ao câmbio de dez marchas, para render 397 cv e 59,4 kgfm.
Espera-se que a próxima geração do Nissan Navara compartilhe as opções de motorização híbrida, diesel e plug-in com o Mitsubishi Triton, como parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Curiosamente, a Mitsubishi também está desenvolvendo uma versão especial da caminhonete Triton com o emblema Ralliart, que pode potencialmente utilizar o motor V6 da Nissan, o que reforça a aposta da aliança.
O que você acha de uma futura Nissan Navara assinada pela divisão Nismo? Deixe sua opinião nos comentários!