Não há limites para a criminalidade, que sempre se mantém um passo à frente. Tanto a Hyundai quanto a Kia enfrentaram problemas com roubos nos últimos anos. Em 2022 e 2023, ambas as marcas estiveram nas manchetes devido a um grupo conhecido como Kia Boys, que utilizou métodos tecnológicos simples, como um carregador USB modificado para ligar os veículos e roubá-los dos proprietários.
Recentemente, esses ataques se tornaram mais sofisticados, com os ladrões mirando agora nos modelos elétricos da Hyundai. O método usado para roubar os carros é um dispositivo disfarçado de Nintendo Game Boy.
Relatos de roubo envolvendo o Hyundai Ioniq 5 começaram a surgir. Os proprietários receberam notificações em seus smartphones informando que o veículo havia sido roubado, e eles não conseguiram rastreá-lo pelo aplicativo da marca.
Tecnicamente, esse dispositivo é um emulador com hardware de transmissão de rádio camuflado para se parecer com o console portátil Nintendo. Segundo o site InsideEVs, ele funciona quando a maçaneta da porta é tocada, ativando um protocolo que inicia o emulador e estabelece comunicação com o carro.
O dispositivo engana o veículo fazendo-o pensar que é uma chave legítima, usando um algoritmo específico que calcula o código correto em questão de segundos. Uma vez obtido, o ladrão pode guardar o dispositivo e usá-lo para destravar e dirigir o veículo.
Esse tipo de ataque de retransmissão, onde dispositivos enganam o carro fazendo-o pensar que a chave está próxima, mesmo que esteja a uma distância considerável, tornou-se bastante comum.
Modelos da Tesla também foram vulneráveis a esse tipo de ataque, possivelmente semelhante ao que afeta o Ioniq 5, mesmo quando os proprietários estavam em países diferentes no momento do roubo.
Posteriormente, o ladrão pode desativar os módulos de conectividade do veículo para tornar ineficazes o GPS e o rastreamento pelo aplicativo.
Os vendedores desses dispositivos afirmam que Hyundai Ioniq 5, Kia EV6 e Genesis GV60 podem ser roubados em questão de segundos. Outros modelos afetados incluem Kia Niro (foto abaixo), Forte e K5, entre outros que exigem um PIN único gerado a partir do número de chassi do carro, visível externamente, para serem roubados.
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