O Neta L poderá estar em nosso mercado futuramente, equipado com a nova bateria Freevoy da CATL, desenvolvida para veículos híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos com extensor de alcance (EREV). Esse componente combina fosfato de ferro e lítio (LFP) com tecnologia de íon de sódio, oferecendo uma condução similar à de veículos 100% elétricos.
A bateria Freevoy proporciona até 400 quilômetros de autonomia em modo totalmente elétrico e é compatível com carregamento rápido. A recarga de 30 a 80% ocorre em apenas 19 minutos. No Neta L, a capacidade é de 43,9 kWh, garantindo um alcance de 310 quilômetros, enquanto a autonomia combinada é de 1.300 quilômetros.
O Neta L adota a plataforma Shanhai 2.0, com 4,77 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. A carroceria possui um coeficiente aerodinâmico de 0,258, auxiliando na eficiência e na redução da resistência ao vento.
O que impulsiona o Neta L?
A propulsão do Neta L vem de um motor extensor de quatro cilindros 1.5, combinado com uma unidade elétrica de 231 cv. Além deste modelo, outros seis EREVs chineses já utilizam a bateria Freevoy, que foi lançada oficialmente em 24 de outubro.
O componente foi projetado para suportar temperaturas de -40ºC a -30ºC, graças a uma camada protetora em nanoscale e ao uso de partículas de alta atividade, o que aumenta a durabilidade e a eficiência do componente.
A Neta estabeleceu um novo começo no Brasil. Inicialmente, as vendas do fabricante estavam previstas para começar em setembro, mas foram adiadas devido a problemas logísticos. A pré-venda dos modelos X e Aya começa em novembro, de acordo com a apuração do editor-chefe João Brigato (confira aqui).
A partir de 1º de dezembro, as concessionárias serão abertas e as vendas efetivamente terão início. Contudo, essa data ainda poderá ser alterada caso as documentações necessárias e a burocracia governamental não sejam resolvidas a tempo. Com isso, há a possibilidade de que a Neta só comece a operar de fato em 2025.
Para finalizar todos os trâmites legais e burocráticos necessários, a empresa iniciará a pré-venda dos modelos Aya e X a partir de 1º de novembro, por meio de lojas em shopping.
O faturamento para o cliente final começa a partir de 1º de dezembro. E a empresa também está complementando o estoque de componentes no centro de distribuição de peças, localizado em São Bernardo do Campo (SP).
Vale lembrar que a marca contará com dois carros no Brasil nesse primeiro momento: o hatch de entrada Aya, com preços a partir de R$ 124.900, e o SUV X, com preços a partir de R$ 194.900. Os modelos L e GT serão lançados somente em 2025. Todos os carros do fabricante chinesa são elétricos.
O que você espera dos carros da Neta em nosso mercado? Escreva a sua opinião nos comentários!