Deu ruim!

Neta Aya: elétrico em pré-venda no Brasil zera em teste de colisão 

O carro elétrico chinês Neta Aya que acaba de chegar ao Brasil decepciona em teste de segurança ao tirar nota zero

Neta Aya zera em teste de segurança. Imagem mostra colisão do carro elétrico chinês
Neta Aya [Asean NCAP] | Asean NCAP

O Neta Aya estreou no Brasil em novembro com preços competitivos, mas não foi o suficiente para ter aderência em nosso mercado. Para complicar a situação, ele passou pelo crivo do Asean NCAP e decepcionou no teste de segurança ao tirar nota zero.

O Asean NCAP é uma entidade equivalente ao Latin NCAP, só que é responsável pelos testes de impacto de carros vendidos na Ásia e Oceania. No continente asiático, o Aya chama-se apenas ‘V’, porém, exibindo diferenças pontuais, especialmente na traseira.  

No teste frontal, a proteção apresentada para a cabeça, pescoço, tórax e perna direita do motorista foi ruim. No teste lateral a proteção para o tórax foi marginal. O Asean NCAP também alertou que o carro tem uma estrutura corporal fraca e sistema de retenção comprometido, o que pode colocar os passageiros em risco.  

Neta Aya branco parado e visto de frente
Neta Aya [Foto: Divulgação]

Escassez de itens de segurança prejudica nota do Neta Aya 

Outro ponto que chamou atenção negativamente na avaliação foi o cinto de segurança que não conta com nenhum pré-tensionador retrator e limitadores de carga. Devido à falta desses itens o manequim usado no teste apresentou ferimentos de maior risco por estar em contato com o volante ou o airbag.  

Neta Aya traseira
Neta Aya [Divulgação]

O programa ainda ressaltou que o resultado decepcionante do Neta Aya é uma reflexão para outras marcas de elétricos não abrirem mão de equipamentos básicos como o pré-tensionador, o retrator e limitador de carga para os cintos de segurança. 

A lista de itens de série enxuta também prejudicou a nota do Neta Aya, já que ele oferece somente dois airbags, sistema de lembrete de cinto de segurança apenas para o motorista, sistema de frenagem antibloqueio (ABS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Neta Aya
Neta Aya [Divulgação]

Isso quer dizer que o modelo não traz Frenagem de Emergência Autônoma, Aviso de Colisão Frontal, Assistência de Manutenção de Faixa e Aviso de Saída de Faixa. O modelo também não possui alerta de ponto cego, farol alto automático e proteção de pedestres. A estrutura frágil somada a falta de itens de segurança resultou na nota zero do Neta Aya.  

Como você acha que será o desempenho do Neta Aya no Brasil? Escreva nos comentários.