De olho no crescente mercado de carros eletrificados, a Neta abriu sua primeira concessionária no Brasil. O showroom localizado no Rio de Janeiro estava repleto de novidades, incluindo o hatch elétrico Aya e o SUV médio elétrico X. Além disso, havia um esportivo GT para demonstração ao público. Mas, a marca deu mais detalhes sobre seu futuro.
A Neta Auto Potenza é a primeira concessionária da marca e está localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Além disso, a montadora pretende expandir seus negócios e abrir mais lojas por todo o país, tendo como meta abrir 30 concessionárias até o fim deste ano.
Ainda nesse sentido, ela conta com pontos especiais de vendas em shoppings espalhados pelo Brasil. A fabricante já constrói cerca de 20 centros de atendimento em 13 estados e que possuem a expectativa de iniciarem seu funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025. A Neta já está presente em cinco estados e faz parte do grupo chinês Hozon New Energy.
Mirando no Dolphin
No showroom carioca, estava exposto uma unidade do esportivo elétrico GT. Contudo, o modelo ainda não possui uma data oficial para ser lançado por aqui. No entanto, as duas estrelas da casa eram o hatch elétrico Aya e o SUV elétrico X. Ambos já estão disponíveis para a venda no Brasil.
O Neta Aya chega como um concorrente direto dos BYD Dolphin e Dolphin Mini. É o carro mais barato da montadora por aqui. Tem 4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e entre-eixos de 2,42 m. Contudo, leva apenas quatro pessoas. Seu porta-malas acomoda 335 litros e com a segunda fileira rebatida, o volume sobe para 588 litros.
Ele tem um motor elétrico de 95 cv e 15,3 kgfm de torque. A tração é dianteira e pesa 1.198 kg. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12 segundos. A bateria tem 40,7 kWh de capacidade e a autonomia pelo Inmetro é de 263 km. Seus principais destaques são o painel de instrumentos digital e a central multimídia com tela flutuante.
Ao ser conectado em tomada de corrente alternada, ele precisa de cerca de oito horas para ter a bateria completamente carregada. Já se for conectado em uma tomada de corrente contínua, precisa de 30 minutos para ir de 30% até 80%. É vendido em duas versões, a Comfort de R$ 128.900 e a Luxury de R$ 134.900. A principal diferença entre ambas é que o Aya Luxury traz diversos itens de condução semiautônoma.
Tem SUV também
Já outro modelo que pode ser visto de perto é o Neta X. Este é um SUV médio com desenho com pitadas mais futuristas. Tem 4,61 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,77 m. Seu porta-malas leva 508 litros e com a segunda fileira rebatida acomoda 1.388 litros.
Modelos que ele pode atazanar são o Volvo EX30 e o BYD Yuan Plus. Aliás, ele pode ser escolhido em três versões. A 400 custa R$ 194.900, a 500 parte de R$ 204.900 e a 500 Luxury custa R$ 214.900. A diferença entre eles está na adoção de itens de condução semiautônoma. De série ele tem painel de instrumentos digital, central multimídia flutuante, teto solar, bancos dianteiros esportivos e mais itens.
Seu motor elétrico tem 163 cv e 21,4 kgfm. A tração é dianteira e ele precisa de 9,5 segundos para chegar aos 100 km/h. A bateria de lítio, ferro e fosfato pode ter 52,49 kWh (versão 400) e ter autonomia de 258 km pelo Inmetro. Ou ter 64,14 kWh de capacidade (versões 500 e 500 Luxury) e a autonomia pelo ciclo brasileiro é de 317 km. O peso do SUV varia de 1.670 kg até 1.740 kg, dependendo da versão.
A bateria de 52,49 kWh precisa de nove horas para carregar até 100% em uma tomada de corrente alternada e a de 64,14 kWh precisa de 11 horas. Já em tomada de corrente contínua, ambos precisam de 30 minutos para carregarem de 30% até 80%.
Condições especiais
A Neta pontuou que os 20 primeiros clientes recebiam ao comprar seu modelo novo carregador wallbox, cinco primeiras revisões, emplacamento e carregador portátil de graça. Além disso, podiam escolher entre taxa zero em 24 vezes com 60% de entrada ou bônus de até R$ 12 mil na valorização do seminovo.
Outra promoção era para quem comprasse uma versão do Aya ou X e indicasse uma pessoa para fazer um test-drive, quem indicou ganharia um PIX de R$ 100 da concessionária. Porém é uma ação por tempo limitado, exclusivo da Neta Potenza e precisa de agendamento junto à concessionária.
Mais novidades
Um dos executivos da fabricante pontuou que a empresa está analisando abrir uma fábrica própria aqui no Brasil. Assim, não sofreria tanto com os impostos aplicados, daria o suporte necessário e até serviria de base para os demais países da América Latina. Eles esperam anunciar sua planta em até 10 meses.
Inicialmente, seria adotado o regime CKD, quando as peças são montadas aqui. Os Neta Aya e X seriam os primeiros modelos a serem fabricados neste regime no Brasil. Na região de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, haverá um centro de distribuição de peças. A instalação acomoda até 75 mil componentes e recebeu investimento de R$ 210 milhões.
Os modelos possuem cinco anos de garantia; já o motor e a bateria possuem oito anos de cobertura. A assistência é de 24 horas. A Neta mira fechar 2025 com seis mil carros vendidos, entre varejo e frota. Já no quesito market share, ela espera alcançar 3% de participação. As revisões dos modelos deverão serem feitas a cada 20 mil km.
O que virá por aí?
A montadora aproveitou o momento para esclarecer polêmicas. A primeira seria em relação à sua fábrica. Os executivos pontuaram que a parada na planta chinesa no fim do ano passado já estava programada e também pela demanda estar menor. Ainda nesse sentido, foi esclarecido que isso não afetou os planos para o Brasil.
Já falando sobre a nota de segurança do Aya, foi pontuado que o modelo testado era a geração anterior do veículo. Ou seja, o Aya oferecido atualmente no Brasil não foi o testado na análise de segurança até o momento. E tanto os Neta X quanto S receberam notas máximas de segurança.
Por fim, foi pontuado que o Neta S, virá em poucas unidades ao Brasil. Caso ele seja um sucesso, pode até ser produzido por aqui. Por sua vez, o L, um SUV híbrido plug-in e que foi considerado o Carro do ano de 2024 na China também deve pintar por aqui mais para frente. Já o esportivo GT também está nos planos da marca.
O que você achou dos carros da Neta? Teria um Aya ou um BYD Dolphin? Conte nos comentários