As novas regras de emissões começam a vigorar em 2025, e os novos modelos à venda em nosso mercado já começam a se enquadrar no Proconve L8. Essas novas normas exigirão ajustes nos motores em linha, por isso a Hyundai já se antecipou e mexeu no motor 1.0 turbo de HB20 e HB20S, também usado no Creta.
A Hyundai apresentou recentemente a linha 2025 do utilitário esportivo compacto Creta, exibindo mudanças profundas no visual exterior e na cabine, assim como atualizações no motor 1.0 sobrealimentado. Em breve, essas atualizações também chegarão aos modelos HB20 e ao sedã HB20S.
O SUV Creta manteve os números de desempenho de até 120 cv e 17,5 kgfm, além do câmbio automático de seis marchas, mas houve melhorias no consumo, tanto com gasolina quanto com etanol, em trajetos urbanos e rodoviários.
O motor 1.0 turbo recebeu uma atenção especial para se enquadrar no Proconve L8, sendo atualizada com uma nova programação eletrônica e um coletor de escape integrado ao cabeçote, de acordo com o fabricante.
Essas mudanças beneficiaram as respostas do turbocompressor. Além disso, o motor 1.0 turbo agora possui uma nova válvula termostática eletrônica e uma bomba de óleo eletronicamente controlada pela central eletrônica, capaz de variar a pressão de óleo conforme a necessidade.
Falando do consumo do Hyundai Creta 2025, o utilitário esportivo compacto faz médias de 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina. Antes, esses números eram de 11,6 km/l e 12 km/l, respectivamente.
Quando abastecido com etanol, o Creta 2025 faz 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, enquanto o modelo antecessor fazia 8,3 km/l e 8,7 km/l, respectivamente. Agora, vamos esperar como ficará as médias de consumo dos modelos HB20 e HB20S. São cenas dos próximos capítulos!
O que você achou do Hyundai Creta 2025? Gostou das mudanças visuais e do interior em comparação ao polêmico modelo antecessor? Deixe sua opinião nos comentários!