![VW Taos 2025 [divulgação] VW Taos 2025 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/XesyZDPy-Large-18002-2025Taos-jpg.webp)
A situação política nos Estados Unidos está chamando atenção do público nos últimos dias. Donald Trump, atual presidente norte-americano, implementou uma série de tarifas aos carros que chegam importados nos estados americanos. Contudo, as montadoras ficaram preocupadas com essa história e decidiram parar de enviar veículos para a região.
Em um de seus discursos antes da eleição, Donald já havia comentado que criaria uma tarifa sobre os modelos que chegam aos Estados Unidos. Logo que assumiu novamente o cargo colocou o plano em ação. Só que, ele aumentou o valor do imposto e marcas como Audi, Volkswagen, JLR e até a Lotus optaram por paralisar os envios para o mercado norte-americano.
A Audi, por exemplo, enfrenta uma situação complicada. De acordo com o Automotive News, os modelos que chegam aos portos dos Estados Unidos desde o último dia 2 de abril, estão parados e não foram enviados para as concessionárias. Já aqueles que chegaram antes do dia 2, foram processados e enviados para as revendedoras com um selo que isenta a aplicação da tarifa.

E os carros da Lotus?
O portal Motor1 entrou em contato com a marca alemã para entender essa situação. Um porta-voz da Audi revelou que a montadora segue analisando todo o contexto para tomar futuras decisões. O portal ainda questionou quando ela mandaria mais modelos para suas lojas norte-americanas, mas não obteve resposta.
Ainda nesse sentido, é provável que mais marcas do Grupo Volkswagen estejam com essa ordem em vigor. A Volkswagen e a Porsche também pausaram a entrega de novos carros para os Estados Unidos e seguem sem prazo para retomar os envios, segundo o Motor1.Com.

Vale lembrar que o Audi Q5 e o Volkswagen Taos, por exemplo, são fabricados fora dos Estados Unidos e chegam lá por meio de importação. Assim, eles recebem mais tarifas em cima do seu valor e perdem a competitividade de preço. A JLR, empresa que cuida da Jaguar e Land Rover, também não está mandando remessas para o mercado norte-americano.
Em nota ao portal internacional, a JLR contou que o país comandado por Donald Trump é um importante mercado para as marcas de luxo. Só que, as fabricantes impuseram uma pausa no envio das remessas de abril, para rever seus planos de médio e longo prazo. Por fim, a Lotus foi a empresa mais radical de todas.

Segundo a Car And Driver, ela parou por tempo indeterminado o envio de seus carros esportivos para os Estados Unidos. A Motor1.Com até tentou contatar a equipe da marca, mas não obteve resposta até o momento.
Você acha que Donald Trump fez bem em aumentar as tarifas para carros importados? Concorda com as atitudes tomadas pelas montadoras? Conte nos comentários