Não é a primeira vez que o resultado do Latin NCAP mudou radicalmente na troca de geração de um carro. Quando a Mitsubishi L200 Triton foi submetida a avaliação em 2019, a picape tirou nota zero. Cinco anos depois, com uma nova geração e apenas com o nome L200, essa picape conseguiu a nota máxima de cinco estrelas no Latin NCAP.
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Não apenas isso, a Mitsubishi Triton é a primeira picape a alcançar nota máxima nos padrões de teste atuais. É isso que chamamos de dar a volta por cima. Vale esclarecer que a Triton testada foi a produzida na Tailândia, mas de acordo com a marca, se trata do mesmo projeto produzido no Brasil. Logo, as duas entregam o mesmo nível de segurança.
Segundo o Latin NCAP, a Triton apresentou 90% de proteção motorista e passageiro adultos, 91% de proteção para crianças, 87% de proteção para pedestres e usuários vulneráveis nas estradas e 92% de sistemas de assistência a segurança.
A picape foi cedida voluntariamente nas carrocerias com cabine simples e dupla ao Latin NCAP para realização dos testes. Ela conquistou cinco estrelas nas duas categorias. No Brasil, a Triton é vendida apenas com opção de cinco lugares. A L200 passou por testes de impacto frontal, lateral, lateral de poste e chicotada cervical.
Além disso, o Latin NCAP também avaliou a proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego. Confira abaixo os detalhes do teste de passageiros adultos e crianças.
Mitsubishi Triton: teste de impacto adultos Latin NCAP
Teste de impacto frontal: cabeça, pescoço e joelhos do motorista, e cabeça, pescoço, joelhos, tórax, e canela direita do passageiro tiveram uma boa proteção. Enquanto tórax, canelas do motorista e canela esquerda do passageiro receberam apenas proteção adequada. Já a área dos pés do motorista e passageiro tiveram proteção estável.
Impacto lateral: cabeça, abdômen, o tórax e pélvis receberam uma boa proteção.
Lateral de poste: cabeça, abdômen e pelve mostraram boa proteção e tórax proteção adequada.
Chicotada cervical: o pescoço recebeu protação marginal.
Teste infatil
Um boneco com as características de uma criança de um ano e meio foi instalado voltado para o encosto do banco traseiro usando ancoragens I-size e pé de apoio. No teste “foi evitado uma exposição da cabeça, mas mostrou uma desaceleração torácica maior do que o esperado”, informa o relatório da Latin NCAP.
Já o boneco de três ano com os padrões de uma criança de três anos foi submetido as mesmas especificações de teste e “foi capaz de evitar a exposição da cabeça durante o movimento para frente e ofereceu proteção total”, informou o mesmo relatório.
Latin NCAP elogia segurança da nova geração da Mitsubish Triton
“Esse resultado para a Triton é um exemplo claro de como os fabricantes podem transformar a segurança de seus veículos em resposta às demandas dos consumidores e da sociedade. Passar de zero a cinco estrelas em apenas alguns anos mostra o compromisso da Mitsubishi com a segurança e é um marco na região, especialmente no segmento de picapes”, disse Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP também teceu elogios para o resultado da Mitsubishi Triton: “Parabenizamos a Mitsubishi por essa conquista. Com esse resultado, a Mitsubishi se torna o primeiro fabricante a oferecer aos consumidores uma picape cinco estrelas de acordo com os últimos protocolos de avaliação do Latin NCAP”, discorreu.
O que você achou da segurança da Mitsubishi Triton em comparação ao teste anterior do Latin NCAP? Conte para nós nos comentários.
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