Novidades vêm aí!

Mercedes GLC híbrido plug-in é lançado, mas elétrico só em 2027

Mercedes-Benz deixará de usar nomenclatura "EQ" para seus modelos elétricos. GLC híbrido já está à venda, mas elétrico ainda vai demorar

Imagem mostra Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid - GLC híbrido
Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid [divulgação] | Imagem de divulgação

Os modelos elétricos da Mercedes-Benz são identificados pela nomenclatura “EQ”. Temos o EQA, EQB, EQC, EQE e EQS são alguns exemplos. Porém, a fabricante alemã quer simplificar as coisas até para facilitar a chegada de versões híbridas e elétricas de seus modelos. Ela deve começar a abolir o “EQ” de seus futuros carros elétricos, começando pelo Mercedes-Benz GLC.  

A marca da estrela de três pontas usa a nomenclatura EQ desde 2019, quando lançou seu primeiro carro elétrico, o EQC. Cinco anos depois, a Mercedes-Benz entendeu que talvez faça mais sentido aumentar a gama dos seus modelos com versões híbridas e elétricas ao invés de lançar um modelo com nome diferente só pelo fato de ser elétrico.  

Se você não está tão por dentro da história, nós te explicamos. O EQC, por exemplo, é a variante eletrificada do SUV do GLC. Inclusive ele saiu de linha em meados deste ano já dando o primeiro passo para a reformulação nos nomes dos modelos elétricos da marca. Para quem está se perguntando se não terá mais um GLC elétrico, pode ficar tranquilo que a fabricante já está trabalhando em um GLC movidos exclusivamente a baterias.  

Imagem mostra Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid carregando - GLC híbrido
Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid [divulgação]

A notícia ruim é que ele vai demorar para chegar. A previsão é 2027. Ele deve ser batizado com um nome GLC Class EV, talvez. Mas a notícia boa é que o Mercedes-Benz GLC híbrido (350e Plug-In Hybrid) já está disponível para vendas nos EUA e tem grandes chances de desembarcar no Brasil nos próximos meses.  

Autonomia novo híbrido Mercedes-Benz GLC? 

O Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid é munido por um motor 2.0 turbo de 313 cv e 56,1 kgfm de torque combinada a uma bateria de 23,3 kWh. É uma bateria grande para um híbrido plug-in. Por isso, sua autonomia no modo 100% elétrico é de 90 km. Um número muito bom se compararmos a outros modelos do segmento.  

Imagem mostra Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid carregando
Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid [divulgação]

Pensando nos quilômetros percorridos no dia-a-dia da maioria dos moradores da cidade de São Paulo, é mais que o suficiente para ir e voltar do trabalho por alguns dias precisar carregar e sem gastar R$ 1 com gasolina. O Toyota Prius, por exemplo, tem 16 km a menos de autonomia no modo totalmente elétrico.  

Agora se você estiver na estrada e a bateria acabar, o motor à combustão será acionado. É exatamente essa tranquilidade que os brasileiros e motoristas dos quatro cantos do mundo estão buscando.  

Imagem mostra Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid de frente - GLC Híbrido
Mercedes-Benz GLC 350e Plug-In Hybrid [divulgação]

Embora, a ideia de carros 100% elétricos seja muito atrativa para alguns, a Mercedes-Benz e outras fabricantes que estão desacelerando na corrida pela eletrificação estão entendendo que o carro híbrido talvez faça muito mais sentido no atual cenário. Temos que concordar que a adaptação para as demandas de um carro híbrido é muito mais simples do que de um modelo elétrico.  

Agora se você faz questão de carro 100% elétrico com a estrela de três pontas em destaque na dianteira, você pode escolher algum membro da família EQ que está em linha ou ir de GLC híbrido até o GLC elétrico chegar em 2027.  

O que você achou da reformulação de nomes da Mercedes-Benz? Conte para nós nos comentários.