Criada em 2011, a Denza era uma parceria entre Mercedes-Benz e BYD. A marca previa atuação no mercado chinês inicialmente usando tecnologia compartilhada entre as duas marcas. Mas agora, BYD e Mercedes-Benz desfizeram o negócio e a Denza passou a ser 100% da fabricante chinesa.
Quando a Denza ficou criada, a ideia era que 50% da marca pertencia à Mercedes-Benz e 50% à BYD. Nesse texto você confere mais detalhes sobre a história da Denza e como ela foi criada. O que muda é a relação entre as duas marcas. Durante seus primeiros dez anos, a Denza vendeu somente 23 mil carros, o que foi bem abaixo da meta da Mercedes e da BYD.
Em 2022, a marca chinesa comprou 40% da participação da alemã na Denza. Com isso, os carros se tornaram muito mais próximos da BYD e ganharam mercado. Prova disso, é que ela vendeu 200 mil carros nos últimos dois anos. Agora, em setembro de 2024, a Mercedes-Benz resolveu abrir mão dos últimos 10% que tinha na Denza.
Nada muda
Como não havia sequer um resquício tecnológico da empresa alemã na chinesa, não haverá mudança drástica nos futuros modelos da marca. A real é que a Mercedes mais supervisionava os projetos do que diretamente se envolvia. E os planos são de expansão fortíssima. O Brasil, por exemplo, já teve a marca confirmada pela CEO Stella Li.
Além do Brasil, que venderá os carros da FangChengBao e da YangWang como Denza, a fabricante de luxo da BYD será oferecida também na Europa e na Austrália em um futuro breve. A ideia, segundo representantes da BYD, é ter mais de 10 modelos sob o guardachuva da Denza, sendo eles originais da marca ou da FangChengBao e da YangWang.
Você acha que a Mercedes-Benz tomou a decisão certa em sair da Denza? Conte nos comentários.