Novidades

Mercedes-Benz EQC: SUV elétrico acelera que nem esportivo

Modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos

Mercedes-Benz EQC (divulgação)
Mercedes-Benz EQC (divulgação)

Enquanto a Audi ainda mostra o SUV e-Tron por baixo dos panos”, a Mercedes-Benz tomou outro caminho e revelou por completo o EQC, seu primeiro utilitário elétrico. Parte da linha de elétricos da marca batizada de EQ, a novidade chega para concorrer em um mercado puxado pelo Tesla Model X e Jaguar I-Pace.

Visualmente, o EQC traz basicamente um visual parecido ao do GLC, o SUV médio derivado do Classe C. Porém o SUV elétrico da Mercedes se destaca pela grade dianteira unida aos faróis de desenho curvo, além das rodas de 21 polegadas com desenho fechado e pintura azul e lanterna inteiriça na traseira. Para se ter noção do seu porte, o modelo tem 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura, enquanto o entre-eixos fica em 2,87 m.

Mercedes-Benz EQC (divulgação)

Mas vamos para o que interessa: o Mercedes EQC conta com um motor elétrico em cada eixo que, somados, rendem 407 cv e 78 kgfm de torque. Ficha suficiente para acelerar que nem esportivo, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, enquanto a velocidade máxima foi limitada eletronicamente em 180 km/h. A tração é integral, mas pode ser dianteira em situações no qual a potência não é tão necessária, como no trânsito do dia a dia.

Para garantir que o modelo vá além das fronteiras do trânsito urbano, ele traz bateria de íon de lítio de 80 kWh que proporciona uma autonomia de 450 km, podendo ser recarregada em até 80% em apenas 40 minutos — desde que se use um carregador especial.

Mercedes-Benz EQC (divulgação)

Na lista de equipamentos, o EQC traz faróis de leds, sistema de frenagem automática, controle de velocidade adaptativo e seletor de modos de condução com cinco níveis: Comfort, Eco, Max Range e Sport e individual. Por fim, estará presente também as duas telas com 10,25 polegadas, uma delas parte da moderna central multimídia MBUX — que estreou no Classe A trazendo como destaque o sistema de comando de voz mais inteligente.

Produzido na fábrica de Bremen (Alemanha), o novo EQC começará a ser vendido a partir de 2019.

Veja mais:

>> e-Tron: primeiro SUV elétrico da Audi começa a ser produzido

Mercedes Classe A estreia versão sedã na China

>> Testamos a nova Mercedes Classe X, uma picape de luxo