Novidades

Mercedes-Benz EQC chega ao Brasil por R$ 575 mil com recarga grátis

Rival de Audi e-tron e Jaguar I-Pace, Mercedes-Benz EQC chega ao Brasil como primeiro modelo 100% elétrico da marca

Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]

Lançado em 2018 na Europa, o Mercedes-Benz EQC desembarca no Brasil em versão única por R$ 575.000. Primeiro carro totalmente movido a energia elétrica produzido pela marca da estrela de três pontas, o EQC entra na disputa do segmento de SUVs elétricos com Audi e-tron e Jaguar I-Pace.

Por aqui o Mercedes-Benz EQC será vendido somente na versão 400 4MATIC equipada com dois motores elétricos que entregam potência combinada de 408 cv e torque total de 77,2 kgfm. Comparando ao e-tron, o EQC tem a mesma potência, mas o torque do Mercedes é quase 10 kgfm maior.

Com esses números, o SUV alemão elétrico atinge os 100 km/h em 5,1 segundos e só para de acelerar ao atingir 180 km/h – velocidade máxima limitada eletronicamente para preservar a longevidade das baterias.

Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Além de prover melhor performance, o sistema de tração integral 4MATIC do EQC é de série na versão oferecida no Brasil. Ele só é possível porque a Mercedes instalou um motor elétrico na dianteira e outro na traseira.

Segundo a Mercedes-Benz, o EQC 400 4MATIC pode atingir até 471 km de autonomia máxima com suas baterias carregadas em 100%. Em carregadores rápidos o modelo pode chegar a 80% da carga em apenas 40 minutos.

Por falar nisso, o EQC terá à disposição carregadores residenciais da Enel X que devolverão parte do valor gasto do carregamento do SUV durante um ano.

Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Com 4,76 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura e 2,87 m de entre eixos, o Mercedes-Benz EQC tem porte bastante próximo ao do SUV médio GLC. Contudo, em virtude das baterias do sistema elétrico, ele pesa 2.495 kg. O porta-malas carrega até 500 litros, uma boa marca para um SUV desse porte.

Visualmente o modelo segue o padrão visual da Mercedes-Benz, mas traz uma interpretação própria de alguns elementos que estarão presentes em outros elétricos da linha EQ. Um exemplo disso é a dianteira que carrega uma fita de LED acima da grade frontal a qual conecta os dois faróis.

Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Uma extensão plástica em preto brilhante abaixo dos faróis é outro elemento do EQC que será visto em outros Mercedes elétricos. Na traseira ele foge do padrão de outros SUVs da marca ao reposicionar a placa no para-choque e interligar as lanternas feitas totalmente por LEDs.

Se por fora ele parece diferente dos outros Mercedes, por entro o jogo é outro. A cabine é bastante familiar, incluindo o layout de duas telas para a central multimídia e painel de instrumentos digital. Isso facilita a transição dos consumidores de um carro a combustão para um elétrico.

Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC [divulgação]

>>Mercedes-AMG A 45 e CLA 45 chegam com 2.0 mais potente do mundo

>>Comparativo: A35 AMG e Clubman JCW na disputa dos 306 cv

>>Avaliação: Mercedes-Benz A35 AMG combina terno, capacete e tênis