![Mercedes-Benz EQA [divulgação] Mercedes-Benz EQA [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/01/2021-Mercedes-EQA-250-23_edited-990x556.jpg)
Depois da Volvo e da Tesla darem o primeiro passo no segmento de SUVs compactos elétricos com XC40 Recarge e Model Y, respectivamente, a Mercedes-Benz apresenta seu concorrente nessa efervescente categoria: o EQA.
Baseado na segunda geração do GLA, que será importada para o Brasil em 2021, o Mercedes-Benz EQA segue por uma escola diferente do irmão maior EQC. É que ele é uma variante elétrica do GLA, enquanto o EQC é um modelo totalmente independente e que não compartilha carroceria com o GLC.
Rodas de liga-leve especiais ajudam a baixar o coeficiente aerodinâmico do SUV e garantir alguns quilômetros a mais na autonomia. Além disso, somente ele tem um pequeno emblema na coluna A, ajudando a dar um outro diferencial em relação ao GLA.
Enquanto por fora as diferenças são nítidas, a cabine traz coincidências. A realidade é que EQA e GLA usam as mesmas peças por dentro, modificando apenas alguns layouts do painel de instrumentos totalmente digitai e algumas funções da central multimídia com foco na condução elétrica.
A autonomia total não foi divulgada, mas a Mercedes- Benz estima que o EQA vá além de 426 km com carga completa. A marca também deverá lançar uma versão no futuro com autonomia estimada na casa dos 500 km. Vale lembrar que o Tesla Model Y chega a 507 km de autonomia e o Volvo XC40 Recharge vai a 400 km.
>>Mazda quer migrar para o mercado de BMW e Mercedes em 2022
>>Kia quer se aproximar de BMW, Mercedes e Audi com nova estratégia
>>Como seria se marcas de luxo fabricassem vans como a Mercedes-Benz?