.single-post figure figcaption{display:block !important;}

SUVs fizeram nova vítima

Mercedes-Benz confirma fim de linha para o Classe A

O diretor de tecnologia da Mercedes-Benz confirmou que o Classe A vai se despedir do mercado. Além disso, a marca terá mais novidades

Mercedes-Benz Classe A 200 AMG Line
Mercedes-Benz Classe A 200 AMG Line [Divulgação]

Os SUVs caíram no gosto do público e começaram a eliminar diversos modelos. Afinal de contas, é mais lucrativo ter um modelo dessa categoria nos dias atuais. Pensando nisso, a Mercedes-Benz confirmou que o hatch premium Classe A vai sair de linha muito em breve. Além disso, ela já prepara novidades e o público pode esperar por um Classe G menor para logo mais.

Quem confirmou a triste novidade foi Markus Schafer, diretor de tecnologia da marca. A revelação aconteceu durante o lançamento da nova geração do sedan CLA. Segundo o executivo, o fim de linha do hatch se deu pois a montadora precisa de carros que funcionem em todo o mundo (como os SUVs), e em lugares como a China e Estados Unidos.

A fabricante precisava ainda reduzir a complexidade das suas linhas de produção e por isso, fez também outras mudanças para seu futuro. Vale lembrar que o Mercedes-Benz Classe A é oferecido em lugares como Europa e Brasil, sendo um dos veículos mais acessíveis da marca. Com o fim do Classe A, a linha mais “barata” da fabricante alemã passará por uma forte reformulação.

Mercedes-Benz Classe A 200 AMG Line
Mercedes-Benz Classe A 200 AMG Line [Divulgação]

Olha um novo SUV aí

O CLA sedan passará a ter a companhia apenas da sua versão perua. Aliás, próximo deles estarão as novas gerações dos SUVs GLA e GLB. E também, o público conhecerá de perto um novo Classe G menor. O Classe A sedan e o Classe B minivan também sairão de cena e os elétricos EQA e EQB podem ser incorporados na família dos GLA e GLB e abandonarão as letras EQ.

No entanto, um dos próximos lançamentos da marca alemã será o novo Classe G mini. Como ele será um modelo com ar robusto e pegada aventureira, ele terá uma plataforma exclusiva. Em entrevista com a Quattroruote, Markus contou que o novo mini Classe G não usará a arquitetura MMA (a mesma do novo CLA) porque aí ele não conseguiria ter a aptidão off-road.

Nova família Classe G [divulgação]
Nova família Classe G [divulgação]

Ainda nesse sentido, a atual plataforma do sedan não permitiria que o futuro SUV aventureiro tivesse o diâmetro necessário que um modelo desse porte pede. E também não conseguiria ter uma boa altura em relação ao solo. Aliás, seu nome pode ser até Classe g (com a letra “G” escrita em minúsculo), já que ele será como um “filho” do quadradão Classe G.

Quem é o Classe A?

Nascido a fim de ser o carro mais barato da Mercedes-Benz, o Classe A deu o ar da graça em 1997 e se destacava na multidão pelo porte compacto e ser altinho. Ele teve novas gerações em 2004, 2012 e 2018. Contudo, tem um bom tempo que ele perdeu o ar de minivan para se tornar um hatch compacto premium.

Ele deve viver assim até algum momento de 2026. E para os fãs de hot hatches, esse também significa o fim do apimentado AMG A 45 S 4Matic. Hoje, a versão mais em conta do Classe A no Brasil é a 200 AMG Line de R$ 344.900 e ele chega em R$ 604.900, na variante esportiva.

Você gosta do Classe A? Prefere ele ou um SUV? Conte nos comentários