Novidades

Mercedes-Benz Classe G elétrico tem modo “Pião da Casa Própria”

Nomeado pela Mercedes-Benz de Curva G, o novo modo do Classe G elétrico nos faz lembrar de Silvio Santos e seu Pião da Casa Própria

Mercedes-Benz Concept EQG [divulgação]
Mercedes-Benz Concept EQG [divulgação]

Ao contrário do que muitos pensavam, a eletrificação de carros pensados para o off-road tem trazido mais benefícios que malefícios. Entre as soluções que seriam impossíveis em carros a combustão está no controle individual das rodas que podem girar em direções opostas, como é o caso do futuro Mercedes-Benz Classe G e seu modo “Pião da Casa Própria”.

Ok que o nome oficial do modo não é uma homenagem a Silvio Santos, na realidade é chamado de G Turn, ou Curva G em português. É que a trilha sonora do programa de televisão ficou famosa na internet onde pessoas, cachorros e até carros rodopiam no mesmo eixo ao som da música do pião. É o que o Classe G elétrico faz, mas sem a música.

Com um motor elétrico em cada eixo, o Mercedes-Benz EQG, nome oficial do Classe G elétrico, consegue fazer com que cada roda se movimente em velocidade e direção diferente. Assim, em um terreno arenoso ou mais escorregadio, o SUV pode girar sobre o próprio eixo como um tanque de guerra.

Essa não é a primeira vez que um carro elétrico faz isso, sendo a picape Rivain R1T a primeira a realizar essa façanha. A diferença é que ela usa eixos esterçantes para ajudar na operação, sistema também usado pela picape GMC Hummer EV. Como o Mercedes-Benz EQG nasceu a partir do Classe G, que é um carro a combustão, o funcionamento é diferente.

Ele mantém as rodas retas, mas cada uma gira em um sentido e força diferente, permitindo que o EQG gire sem sair do mesmo centro. Só não tente fazer isso no asfalto que não será possível. A Mercedes-Benz anunciou que o EQG será lançado em 2024 e terá de série o modo “Pião da Casa Própria”.

Mercedes-Benz Concept EQG [divulgação]
Mercedes-Benz Concept EQG [divulgação]

>>Mercedes-Benz terá rival para Tesla Model 3 e BMW i3 só em 2024

>>“Deveríamos estar bêbados”, diz CEO da Mercedes sobre o AMG One

>>Mercedes-Benz aumenta garantia dos carros no Brasil, mesmo os usados