
A Mercedes-Benz está prestes a transformar a experiência de condução com a introdução de um novo sistema de direção por cabo elétrico (steer-by-wire), que elimina a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. A tecnologia deve estrear em modelos de produção já no próximo ano, prometendo uma revolução na forma de interação dos motoristas.
Embora a marca da estrela de três pontas ainda não tenha revelado qual será o primeiro modelo a estrear a novidade, um protótipo do EQS com facelift já foi flagrado em testes com o novo sistema. Isso levanta a possibilidade de que o luxuoso sedan elétrico seja o pioneiro a contar com a direção por cabo. O Classe S também aparece como um forte candidato.
Quais são os benefícios do novo sistema da Mercedes-Benz?
Segundo a Mercedes-Benz, o sistema steer-by-wire proporciona uma condução mais precisa e ágil, especialmente em baixas velocidades e em manobras urbanas. As respostas do volante são imediatas, o que pode ampliar o controle em curvas e estacionamentos apertados. Além disso, o sistema é adaptável a diferentes arquiteturas de veículos, o que permite aplicações que vão desde sedãs de luxo até modelos esportivos.
Uma das características mais marcantes do novo sistema é o substituto do tradicional volante circular. Inspirado no manche de aviões, o novo formato de direção proporciona melhor visibilidade do painel de instrumentos, além de liberar espaço na cabine e facilitar o acesso ao interior do carro.


A experiência de condução é, portanto, aprimorada tanto na ergonomia quanto na sensação de modernidade. No entanto, como toda tecnologia emergente, o sistema também enfrenta desafios. Um dos principais está relacionado à sensibilidade do controle em baixas velocidades.
Operação em redundância
Durante balizas ou manobras, a ausência do feedback mecânico do volante tradicional pode causar uma estranheza inicial aos motoristas. Para garantir a segurança, o sistema é construído com redundância — ou seja, vários componentes operam em paralelo, assegurando que, mesmo em caso de falha, o condutor continue com controle total do veículo. A lógica é semelhante à usada na aviação.
Além da segurança, o steer-by-wire permite configurações variáveis de direção, o que pode ser ajustado automaticamente conforme o modo de condução selecionado — por exemplo, com respostas mais suaves no modo conforto e mais rápidas no modo esporte.

Sendo assim, a Mercedes-Benz se junta a outras fabricantes, como Lexus e Tesla, que também apostam em volantes tipo manche e sistemas steer-by-wire. Com isso, a disputa pelo carro do futuro ganha mais um capítulo — e um novo formato para o volante.
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