
Após a Mercedes-AMG adotar o conjunto híbrido plug-in no C 63, a marca de Affalterbach agora retornará com o motor V8 para recuperar o prestígio entre os clientes, após a queda nas vendas do sedan, um dos modelos mais comercializados da divisão esportiva da Mercedes-Benz.
O motor V8 será lançado em outros modelos da Mercedes-AMG, como o CLE 63, além de no cronograma estar agendado um C 63 revisado em 2026, de acordo com informações do site britânico Autocar. Detalhes completos sobre o novo propulsor ainda são mantidos em segredo, mas rumores indicam que será uma releitura do icônico V8 4.0 biturbo.
A nova engenharia do motor incluirá um virabrequim redesenhado, melhorando as respostas ao acelerador e trazendo de volta o borbulhante ronco característico do oito cilindros em V. Além disso, seu design compacto permitirá a instalação em modelos que originalmente não foram projetados para acomodar um motor V8.

Espera-se que o novo motor V8 da Mercedes-AMG receba um sistema híbrido leve. Atualmente, o C 63 S E Performance utiliza um motor de quatro cilindros 2.0 combinado a um motor elétrico, entregando números combinados de 680 cv e 104 kgfm. Ele é comercializado no Brasil a partir de R$ 914.900.
Para efeito de comparação, a geração anterior do C 63 S empregava um motor V8 4.0 biturbo (código M177) com 510 cv e 71,4 kgfm, além de proporcionar uma experiência sonora marcante. Além do novo motor V8, a Mercedes-AMG planeja introduzir uma maior diferenciação de design entre seus modelos, buscando fortalecer sua identidade no mercado e oferecer uma experiência ainda mais exclusiva para os entusiastas da marca.

O que você espera da volta dos motores V8 nos modelos da divisão Mercedes-AMG? Compartilhe sua opinião nos comentários!