A marca do Tridente está por um fio!

Maserati está à beira do abismo e Stellantis pode acabar com ela

A Maserati é uma das marcas da gigante Stellantis e corre o risco de sair de cena devido aos baixos índices de lucratividade

Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]
Maserati GranTurismo Trofeo [divulgação]

Os fabricantes de automóveis não são ONGs (organizações não governamentais) e visam, principalmente, o lucro. Então, o que fazer com as marcas que não rendem dinheiro? A resposta é simples: descontinuá-las.

A Stellantis está tomando medidas para corrigir as margens de lucro fracas e os altos estoques no mercado norte-americano e, de acordo com o site Autoblog.com, não hesitará em eliminar marcas com baixo desempenho em seu portfólio.

Criada em 2021 a partir da fusão da ítalo-americana Fiat Chrysler e PSA, a Stellantis detém 14 marcas, incluindo Maserati, Fiat, Peugeot, Citroën, Opel, Mopar e Jeep, para citar algumas.

Maserati Levante
Produção do Maserati Levanti na Itália [Divulgação]

“Se eles não ganharem dinheiro, vamos fechá-los. Não podemos nos dar ao luxo de ter marcas que não geram lucro”, comentou o executivo.

Passa a régua na marca

A gigante Stellantis agora também considera a chinesa Leapmotor como sua 15ª marca, após concordar com uma ampla cooperação com o grupo. Aliás, alguns carros da Leapmotor já estão em testes no Brasil, conforme publicamos anteriormente.

A Stellantis não divulga números para marcas individuais, exceto a Maserati, que registrou uma perda operacional ajustada de 82 milhões de euros no primeiro semestre. Além da Maserati, a Lancia e a DS também correm o risco de serem descontinuadas.

Peugeot 208
Lancia Ypsilon [reprodução]

O caso da Stellantis não é inédito, pois a General Motors abandonou a Saturn e a Pontiac durante a crise financeira de 2008.

Ainda segundo o Autoblog.com, Carlos Tavares está sob pressão para reavivar as margens e vendas e cortar os estoques nos Estados Unidos, enquanto a Stellantis aposta no lançamento de 20 novos modelos para aumentar a lucratividade.

Quattroporte
Maserati Quattroporte Trofeo [Divulgação]

A Stellantis informou que seu lucro operacional ajustado caiu 40%, para 8,463 bilhões de euros (aproximadamente R$ 44,85 bilhões, no câmbio atual, excluindo os impostos e as taxas) até 30 de junho, abaixo dos 8,85 bilhões de euros (R$ 46,90 bilhões, em conversão direta) esperados pelos analistas em uma pesquisa da Reuters. Ficaremos de olho sobre o futuro da Maserati!

Apesar dessa iminência, qual modelo da Maserati você gosta mais? Escreva sua opinião nos comentários!