Novidades

Mais barato que Camaro, Jaguar F-Type estreia nova versão com motor 2.0 turbo

Configuração de "entrada" do esportivo inglês tem 300 cv e preço a partir de R$ 339,9 mil

Jaguar F-Type 2.0 (divulgação)
Jaguar F-Type 2.0 (divulgação)

A Jaguar apresentou a linha 2019 do F-Type, esportivo de dois lugares com um dos visuais mais belos atualmente. Além da reestilização em todas as versões, a marca trouxe para o Brasil uma nova versão “de entrada”: F-Type  300 R-Dynamic. Equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, ele chega ao país com preço competitivo no universo dos esportivos: o cupê sai por R$ 339.929, enquanto o conversível vem por R$ 346.144.

Então vamos fazer um panorama geral do nosso mercado de esportivos na mesma faixa de preço… o Mustang GT Premium sai por R$ 299 mil (versão única) e o Chevrolet Camaro custa R$ 315 mil na versão cupê, e R$ 350 mil a conversível. Ou seja, o Jaguar F-Type conversível sai mais em conta que o nosso velho conhecido Camaro, também na versão sem teto. Antes de chegar ao mercado brasileiro oficialmente, o setor automotivo especulava que o F-Type 2.0 iria desembarcar por aqui com o preço lá na casa dos R$ 400 mil, já que a versão V6, que até então era a de entrada, sai por R$ R$ 481.269. Se antes seus concorrentes diretos eram Porsche, Mercedes e companhia, agora a Jaguar mostrou que quer mesmo bater de frente com marcas mais “populares” e atingir um público maior.

Jaguar F-Type 2.0 (Auto+)

Debaixo do capô, o novato F-Type tem o motor 2.0 Turbo da família Ingenium, o mesmo usado no Evoque em sua versão topo, de 290 cv. Mas o propulsor foi recalibrado e agora é o quatro cilindros mais potente já feito pela Jaguar.

Prova disso é que ele gera 300 cv e 40,8 kgfm de torque (desde 1.500 rpm), o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atingir 250 km/h de máxima, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração traseira. Para efeito de comparação, o modelo V6 3.0 tem 380 cv e 46,9 kgfm de torque (a partir dos 3.500 rpm), entrega o 0-100 km/h em 4,9s e atinge máxima de 275 km/h

A vantagem do F-Type 2.0 é que o seu motor pesa 52 kg a menos que o V6, o que resulta em uma melhor dinâmica na hora da pilotagem em relação ao V6. Isso também se deve a divisão de peso do carro, que ficou na proporção 50:50.

Jaguar F-Type 2.0 (divulgação)

Visualmente o F-Type 2.0 traz novos para-choques, escapamento central, faróis de leds e rodas de 19 ou 20 polegadas. Já a cabine tem bancos mais finos e leves, teto revestido em Alcantara, recebendo também novo acabamento e central multimídia Touch Pro. Na lista de equipamentos do cupê, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, leitor de placas de trânsito, sistema de frenagem de emergência, controlador de velocidade adaptativo e assistência para troca de faixa.

Veja mais:

>> K2 Racing: o paraíso de arrancada dos superesportivos

>> Jaguar F-Pace SVR: 550 cv para ir ao limite

>> Porsche 911 GT3 RS faz 6min54s em Nürburgring