Novidades

Mahindra Thar se transforma em Jeep Wrangler em miniatura

Apesar do visual extremamente semelhante, Mahindra Thar e Jeep Wrangler não seriam concorrentes diretos

Mahindra Thar, o mini Jeep Wrangler [divulgação]
Mahindra Thar, o mini Jeep Wrangler [divulgação]

Dez anos após seu lançamento, o Mahindra Thar finalmente muda de geração. Originalmente uma cópia bastante descarada do Jeep Wrangler de primeira geração, o parrudo utilitário indiano continua a não negar que tem um muso inspirador, mas aposta em um porte diferente para não ser confundido.

Com 3,98 m de comprimento, o Mahindra Thar é menor que um Fiat Argo e é 25 cm mais curto do que o Jeep Wrangler – considerando ambas as versões de duas portas dos modelos. Na Índia há incentivos fiscais para carros com menos de 4 metros de comprimento, o que justifica o porte menos avantajado do Thar.

Apesar de inspirado no Wrangler, o Mahindra Thar tem alguns elementos de estilo únicos – e até estranhos. Começa pelo fato de que os arcos de roda frontais são quadrados como no Jeep, enquanto o traseiros são perfeitamente redondos, causando uma pequena confusão visual.

Mahindra Thar [divulgação]
Mahindra Thar [divulgação]
Na dianteira houve uma reinterpretação da grade de sete fendas da Jeep, para que não ficasse tão evidente a inspiração como no modelo antigo. Na traseira há lanternas de LED com desenho praticamente igual ao do Wrangler e para-choque destacado com área em cinza.

O acabamento interno é simples, mas foi desenhado para parecer robusto. Há elementos em cinza com parafusos aparentes, que contrastam com o volante e painel de instrumentos simplório que parecem emprestado dos modelos mais baratos da Mahindra. A central multimídia é moderna e tem Android Auto e Apple CarPlay.

Mahindra Thar [divulgação]
Mahindra Thar [divulgação]
Ao contrário do Jeep Wrangler que tem motores V6 e V8, o Mahindra Thar é servido somente por propulsores de quatro cilindros. Há duas opções: um 2.0 gasolina de 150 cv ou um diesel 2.2 de 130 cv. Independentemente da escolha, há sempre tração nas quatro rodas com seletor por alavanca e função reduzida.

O Mahindra Thar é equipado com transmissão automática de seis marchas ou manual com o mesmo número de relações, sendo possível escolher qualquer uma das duas transmissões para os dois tipos de motor.

Sem preço ainda divulgado, o Mahindra Thar deverá custar substancialmente menos que o Jeep Wrangler. O modelo será vendido somente na Índia, a princípio. Há chances de que ele também seja encontrado nos EUA, onde a Mahindra tentou vender o Roxor, mas foi processada pela Jeep.

Ausente do Brasil há alguns anos, a Mahindra não tem planos de voltar a oferecer seus carros em território nacional, o que coloca a vinda do Thar como praticamente impossível. Seria uma alternativa interessante para quem não quer pagar R$ 259.990 no Jeep Wrangler.

>>Ford Territory encarará somente versões mais caras do Jeep Compass

>>Ford prepara SUV rival para o Hyundai Creta com plataforma indiana

>>Somente com SUV Seltos, Kia vende mais que VW, Renault e Ford na Índia