Parcialmente comprada pelo grupo Volkswagen e com parceria desfeita com a Nio no final de 2023, a JAC passou por um forte período de reestruturação. Até mesmo aqui no Brasil a marca chinesa está mudando, visto que desistiu de vender somente carros elétricos com o lançamento da caminhonete diesel Hunter e, futuramente, pretende vender um SUV híbrido.
Prova das mudanças feitas pela JAC na China é que a montadora voltou a lucrar fortemente. Em um ano, segundo reportagem do Car News China, a fabricante viu seu lucro crescer 93,84%, atingindo 300,83 milhões de yuan, algo equivalente a R$ 23,81 milhões. Boa parte disso se deve ao crescimento de 15,2% nas vendas de carros elétricos e híbridos PHEV.
Em 2023, a JAC conseguiu vender 206.200 carros chamados de “nova energia” na China, ou seja, modelos híbridos plug-in e carros 100% elétricos. Somente neste ano, a JAC aumentou em quase 60% o seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, havendo expectativa de crescer em 9% esse investimento.
Futuro autônomo
O grande foco da JAC no futuro será em carros totalmente autônomos. Hoje, a marca já tem nível de automação L2 e só aguarda licença do governo local para vender carros com sistema L3. Nesse nível, os carros contam com sistema LiDAR no teto e conseguem dirigir praticamente totalmente sozinhos, tendo o motorista como backup.
A JAC também começou a testar internamente carros completamente autônomos que não exigem intervenção do motorista. Esse tipo de sistema autônomo completo é visado por grandes marcas de transporte, como Uber, para robotização da frota circulante.
Você acha que a JAC vai voltar a investir forte no Brasil e lucrar como tem conseguido na China? Conte nos comentários.