Apenas 12 unidades de cada!

Lotus Emira ganha edição especial em tributo a Ayrton Senna

Lotus Emira ganha série especial com 12 unidades, homenageando Ayrton Senna e a história da marca no automobilismo

Lotus Emira e Ayrton Senna
[Foto: Divulgação]

Ayrton Senna, uma lenda da Fórmula 1, conquistou três títulos mundiais e marcou sua carreira com passagens pelas equipes Toleman (1984), Lotus (1985-1987), McLaren (1988-1993) e Williams (1994). Os três campeonatos foram conquistados nos anos de 1988, 1990 e 1991, e sua memória continua viva no automobilismo até hoje.

Em homenagem ao piloto brasileiro, a Lotus criou uma edição superespecial do Emira, com duas versões de pintura que remetem aos monopostos utilizados por Senna durante sua passagem pela equipe britânica. Essa série limitada também conta com mais três opções de cores, todas inspiradas na história da marca nas pistas.

De acordo com a Lotus, serão apenas 12 unidades de cada versão disponíveis no mercado europeu, com preço sugerido de 111.000 euros (aproximadamente R$ 709.266, com base no câmbio atual, sem impostos e taxas).

Além do visual exclusivo, os compradores receberão um certificado de autenticidade e uma placa numerada com o nome “Emira Limited”. A edição especial marca o início do programa de personalização Chapman Bespoke da Lotus, que oferece a possibilidade de customizar ainda mais os modelo do fabricante britânico.

Lotus Emira tem detalhes pintados à mão!

Os detalhes das pinturas são feitos à mão, com o primeiro carro da série homenageando o modelo Type 99T, monoposto utilizado por Senna nas vitórias no Grande Prêmio de Mônaco e de Detroit em 1987. Ele traz uma carroceria amarela com inserções em azul e o número 12 estampado nas laterais, em alusão à época em que Senna competia pela Lotus.

O segundo modelo é inspirado no Type 97T, carro com o qual Senna conquistou vitórias em Portugal e na Bélgica. Ele exibe uma combinação de preto e dourado no exterior, com esses tons presentes nas rodas e no capô.

Lotus Emira inspirada no Type 97T
O Lotus Emira em homenagem ao modelo Type 97T mostra os detalhes em dourado nas rodas e no capô [Foto: Divulgação]

O Emira também oferece três outras opções de pintura, cada uma celebrando outros marcos históricos da Lotus. Uma delas faz referência ao Type 86 de 1980, com carroceria azul e detalhes em vermelho e prata, e o número 11 nas laterais.

Outra versão é inspirada no Type 78 (foto abaixo) de 1977, guiado por Mario Andretti, com carroceria preta e detalhes em dourado. Por fim, o modelo que homenageia Jim Clark, o Type 25, traz uma pintura verde escura, com detalhes em dourado e vermelho e uma faixa longitudinal amarela sobre o capô.

Os detalhes em vermelho aparecem no para-choque frontal e nas pinças de freio do Lotus Emira [Foto: Divulgação]

O Lotus Emira é equipado com um motor de quatro cilindros 2.0 turbo, combinado com uma transmissão de oito marchas. O conjunto entrega 365 cv e 43,8 kgfm, permitindo um 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 283 km/h.

O Lotus Emira em homenagem ao Type 86 de 1980 exibe a carroceria azul e detalhes em vermelho e prata, assim como o número 11 nas laterais [Foto: Divulgação]

Qual a sua história com Ayrton Senna? Escreva nos comentários!