![Leapmotor T03 [divulgação] Leapmotor T03 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/gWD7kHs1-leap_t03_60_edited-jpg.webp)
Há um bom tempo, foi veiculado que os carros eletrificados fabricados na China e enviados para a Europa receberiam tarifas de importação. Essa prática segue acontecendo e agora a Leapmotor decidiu interromper a produção do compacto elétrico T03 na Polônia. Contudo, a Stellantis, empresa que cuida da marca chinesa, pode já ter achado uma saída para contornar essa situação.
O que acontece é que o governo chinês estava ciente da aplicação das tarifas em cima dos seus carros, logo que eles chegavam em solo europeu. Por isso, a Stellantis fez um acordo e conseguiu adquirir as instalações de Tychy, na Polônia. Essa planta cuidava da produção do T03, um hatch elétrico chinês que briga diretamente com o BYD Dolphin Mini.
Porém, desde o último dia 30 de março, a instalação não produz mais o compacto da Leapmotor. E pior, não há data prevista para a volta da montagem. Um dos motivos que pode ter levado a marca chinesa a parar de produzir seus veículos na Europa está na votação de países que apoiavam a aplicação de tarifas sobre os carros chineses.

Será que vai ser a solução?
E a Polônia apoiou a aplicação do imposto. É provável que os políticos chineses tenham entrado em acordo com os executivos da fabricante chinesa e pediram para que ela paralisasse sua linha de produção polonesa. Por outro lado, a Leapmotor ainda segue vendendo seus modelos no mercado europeu, só que com a tarifa imposta no preço final.
Apesar de haver todo este transtorno, a Stellantis assegurou que continua como investidora da fabricante chinesa. Aliás, ela desembarcará em breve em solo brasileiro. O acordo entre o conglomerado que cuida da Fiat e Jeep e a marca chinesa permite a venda dos modelos chineses pelo mundo afora.

Contudo, é possível que a Stellantis já tenha achado outro país europeu que possa abrigar uma instalação para a montadora chinesa. Durante a votação sobre a aplicação da tarifa, a Espanha preferiu se abster. E de acordo com a mídia alemã Handelsblatt, isso chamou atenção do conglomerado.
Em um comunicado divulgado recentemente, a empresa que cuida da Peugeot e Citroën contou que a Leapmotor seguirá lançando veículos na Europa e que novas opções de lugares para sua produção continuam sendo estudados na região. No Brasil, a expectativa é que a fabricante chinesa faça sua estreia em algum momento de 2025, sendo que o SUV elétrico C10 será seu abre-alas.
![Leapmotor C10 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/leapmotor_c10-1320x792.jpg)
O que achou dessa história? Conte nos comentários