
A Leapmotor, marca chinesa atualmente controlada majoritariamente pela Stellantis, revelou seu primeiro sedã totalmente elétrico: o B01. Em um mercado dominado pelos utilitários esportivos, a novidade aposta em um caminho diferente ao oferecer um modelo com três volumes.
Apesar do nome lembrar o SUV elétrico B10 — já confirmado para o Brasil —, o B01 apresenta um design limpo, alinhado à identidade visual da marca. Entre eles há semelhanças, como os faróis estreitos, as maçanetas embutidas para favorecer o fluxo de ar e as lanternas de LED interligadas. Aliás, o sedan é feito sobre a base do B10.
O modelo será oferecido com dois conjuntos mecânicos elétricos. Ambos utilizam baterias de fosfato de lítio-ferro fornecidas pela China Aviation Lithium Battery (CALB). A versão de entrada entrega 180 cv, enquanto a mais potente alcança 218 cv. O alcance livre de poluentes é de até 650 km.

Dimensões do Leapmotor B01
Para conquistar os consumidores, o sedan exibe proporções generosas: são 4,77 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,49 m de altura e 2,73 m de entre-eixos — esta última dimensão, maior que do Toyota Corolla (2,70 m) e do Nissan Sentra (2,70 m). Outra medida pensada para atrair o público é o porta-malas, com capacidade de 460 litros, além do compartimento extra de 70 litros para beneficiar a versatilidade.
Por dentro, o B01 segue a tendência do mercado, com um painel digital composto por duas telas: uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. Em segurança, o sedan por vir equipado com um sistema de assistência à condução baseado em LiDAR, instalado no teto, capaz de oferecer direção autônoma em rodovias e áreas urbanas.


Além disso, o preço é competitivo. De acordo com as primeiras informações, o Leapmotor B01 deverá custar entre 100.000 e 150.000 yuan (aproximadamente R$ 80.000 a R$ 120.000, em conversão direta com o câmbio atual). Estamos no Salão de Xangai — fique ligado para mais novidades!
E você, acredita que ainda há espaço para os sedans em meio aos SUVs? Será que o Leapmotor B01 teria chance de conquistar os brasileiros? Escreva nos comentários!