A Leapmotor, marca chinesa controlada pela gigante automotiva Stellantis, marcará presença em breve no nosso mercado. Enquanto isso não acontece, na China, o modelo B01 foi capturado sem disfarces.
Com lançamento previsto no mercado chinês para meados de 2025, o sedã elétrico é baseado na plataforma do SUV B10. Os preços devem variar entre 100.000 e 150.000 yuans (aproximadamente R$ 83.419 a R$ 124.976, em conversão direta, sem taxas ou impostos).
O B01 segue a atual linguagem de design da marca, com uma dianteira quase totalmente fechada, enquanto a silhueta exibe um teto com caimento suave. Outros elementos incluem colunas finas, maçanetas embutidas e capas dos retrovisores em preto brilhante. As rodas têm um estilo semelhante às usadas no SUV B10.
O sedã deve oferecer câmeras 360º, monitor de ponto cego e, nas versões mais caras, sistemas avançados de assistência à condução, como Lidar e inteligência artificial. Até o momento, não há informações técnicas detalhadas sobre o conjunto motriz do B01, de acordo com as informações preliminares publicadas pelo site CarNewsChina.
Contudo, especula-se que ele utilize o mesmo conjunto do SUV B10. Ou seja, um motor elétrico de 214 cv alimentado por uma bateria LFP de 56,2 kWh. Pelas imagens, estima-se que o B01 tenha 4,07 m de comprimento.
Leapmotor no Brasil
A Leapmotor chegará ao Brasil ainda neste ano, conforme anunciado anteriormente. Um dos primeiros modelos a desembarcar será o compacto urbano T03. Com dimensões de 3,62 m de comprimento, 1,57 m de largura, 1,65 m de altura e 2,40 m de entre-eixos, o porte é similar ao do BYD Dolphin Mini (3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,58 m de altura e 2,50 m de entre-eixos).
Equipado com um motor elétrico de 95 cv e uma bateria de 37,3 kWh, o T03 oferece até 265 km de autonomia em uso combinado ou 395 km em trajetos urbanos (ciclo WLTP). O carregamento pode ser feito a até 6,6 kW em corrente alternada ou até 48 kW em corrente contínua, permitindo recuperar de 30% a 80% da carga em pouco mais de 30 minutos.
Na Itália, o T03 é vendido em versão única por 18.900 euros. Entre os itens de série estão rodas de liga leve de 15 polegadas, teto panorâmico, painel digital de 8 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas com assistente de voz, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e monitoramento de fadiga do motorista.
Outro modelo confirmado para o Brasil é o Leapmotor B10, que tem porte semelhante ao Jeep Compass, mas competirá diretamente com o BYD Yuan Plus. A chegada está prevista para o último trimestre deste ano, embora possa ser adiada para 2026.
Construído sobre a arquitetura LEAP 3.5, que futuramente poderá ser empregada pela Stellantis, o B10 oferece 4,51 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.
Lá fora, duas configurações estão disponíveis: a versão de entrada tem motor elétrico dianteiro de 177 cv e velocidade máxima de 160 km/h. Já a opção topo de linha usa um motor elétrico de 214 cv, para chegar aos 170 km/h.
No mercado chinês, o B10 é vendido entre 100.000 e 150.000 yuans (aproximadamente R$ 83.000 a R$ 125.000, em conversão direta). No Brasil, estima-se que fique entre R$ 163.000 e R$ 188.000.
Apesar dos modelos T03 e B10, o utilitário esportivo C10 deverá ser o primeiro modelo da Leapmotor a estrear no Brasil, iniciando a operação da marca no mercado nacional.
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