Dois pesos, duas medidas

Latin NCAP deixa clara picuinha com Fiat em teste da Montana

Chevrolet Montana Latin NCAP
Chevrolet Montana [Latin NCAP]

Em uma nova rodada de testes feita pelo Latin NCAP, o órgão bateu uma Chevrolet Montana e um Toyota Raize. Só que o teste da caminhonete da General Motors, que nada tinha de ligação com a Fiat, foi o suficiente para que o órgão cutucasse a Stellantis e seguisse com sua política de briga com o grupo liderado por Peugeot e Fiat. 

Em sua declaração oficial, Alejando Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse que “A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada”. Ou seja, aproveitou o teste da Montana para cutucar a Strada.

O que surpreende, contudo, é o tom usado para criticar os carros da Stellantis. Explico. O Toyota Raize foi testado na mesma rodada e conquistou apenas uma estrela. O secretário declarou sobre o carro que “O Latin NCAP insta a Toyota a modificar seu enfoque, melhorar o equipamento básico de segurança e apresentar os veículos voluntariamente ao Latin NCAP para mostrar seu desempenho aos consumidores”.

Fiat Strada no Latin NCAP [divulgação]
Fiat Strada no Latin NCAP [divulgação]

Segue dizendo que “em um cenário de preocupação mundial com as certificações de segurança em alguns modelos da Toyota, fica mais uma vez demonstrada a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação de estrelas do Latin NCAP”.

Lembra do caso Renegade?

Agora, quando o Jeep Renegade conquistou também uma estrela ao ser batido em uma versão não mais produzida, o tom de Furas foi completamente diferente: “os resultados recentes dos modelos da Stellatis, como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo / Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia do fabricante em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável”.

Jeep Renegade [Latin NCAP]
Jeep Renegade [Latin NCAP]

Vale lembrar que o teste feito pelo Latin NCAP com o Jeep Renegade contemplava a versão antiga do modelo, que ainda usava motor 1.8 aspirado e não contava com frenagem autônoma de emergência e assistente de mudança de faixa como item de série. Na linha 2025, contudo, esses itens viraram opcional para a versão Sem Nome, mas seguem de série para as demais.

Você acha que o Latin NCAP trata os carros da Stellantis de maneira diferente que faz com os outros? Conte nos comentários.