O Lamborghini Urus é um SUV de alto desempenho e apareceu em 2018. Desde então divide opiniões entre os puristas e aqueles que procuram pelo em ovo, afirmando que não é um Lambo na essência devido ao compartilhamento de peças com o Audi Q8 e o Volkswagen Touareg.
Apesar disso, o SUV de alto desempenho da Lamborghini ajudou financeiramente o fabricante de Sant’Agata Bolognese, da mesma forma que o Cayenne ajudou a salvar a Porsche anos atrás, quando foi apresentado em 2002 no Salão de Paris, na França. Um sucesso de vendas tanto nos mercado estrangeiros quanto no Brasil.
De acordo com informações da Lamborghini, o número de pedidos pelo Urus é suficiente para atender os clientes ao longo do próximo ano. Embora esteja na primeira geração e tenha sido lançado há sete anos, não há indícios de que ele mude radicalmente em um futuro próximo, devendo permanecer como conhecemos até o final desta década.
Quando chegar à sua nova fase, o SUV de alto desempenho da Lamborghini adotará um trem de força totalmente elétrico, com estreia programada para 2029. Atualmente, o Urus SE híbrido emprega um V8 4.0 acoplado a uma unidade elétrica, resultando em colossais 800 cv, contra 707 cv do Aston Martin DBX 707.
A demanda pelo SUV de alto desempenho
A forte demanda dos consumidores pelo SUV de alto desempenho da Lamborghini, cujas vendas foram as melhores entre os meses de janeiro e setembro, somou 8.411 unidades. Em 2023, segundo números da marca, foram entregues 10.112 carros.
Os bons números do SUV de alto desempenho da Lamborghini também refletem no Revuelto, um monstro equipado com propulsor V12 híbrido plug-in, com tempo de espera de aproximadamente dois anos. Ou seja, quem comprar terá que esperar até 2026 ou início de 2027.
Além do Revuelto, o Temerario também teve boa aceitação do público. Ele é o substituto do Huracán, sendo desenvolvido sem o grau de parentesco com o Audi R8, como aconteceu com o Gallardo – ambos compartilhavam o propulsor V10 de 525 cv.
Goste você ou não do SUV Lamborghini Urus, ele ajudou financeiramente o fabricante de Sant’Agata Bolognese a projetar novos modelos. Então, agradeça a ele!
Qual é a sua opinião sobre o Lamborghini Urus? Você acha válido os fabricantes oferecerem um SUV de alto desempenho? Escreva nos comentários!