O Lamborghini Lanzador EV foi apresentado como carro-conceito durante a Monterey Car Week deste ano, entre 8 e 17 de agosto. O modelo é o primeiro puramente elétrico da marca, com lançamento inicial previsto para 2028.
No entanto, de acordo com a Reuters, o Lamborghini Lanzador EV não chegará até 2029. Um dos motivos para o atraso do modelo de alto desempenho é a queda do interesse dos consumidores por carros movidos a bateria e livres de poluentes.
Embora a Lamborghini tenha desacelerado o lançamento do Lanzador EV, a Ferrari segue a todo vapor no desenvolvimento de seu primeiro carro elétrico, com lançamento previsto já para o próximo ano.
De acordo com o CEO Stephan Winkelmann, o mercado para modelos elétricos de alto desempenho, como o Lanzador EV, ainda não está maduro e só estará pronto na segunda metade desta década. Por isso, a Lamborghini optou por aguardar até que o carro esteja 100% pronto para o mercado.
O problema enfrentado pelo Lanzador não está na tecnologia empregada, mas na demanda. A marca de Sant’Agata Bolognese quer garantir que haja uma aceitação do consumidor antes de lançar o modelo. Vale lembrar que a Lamborghini sempre considerou que o modelo puramente elétrico só chegaria no final desta década.
Apesar desse cenário, a Lamborghini não está abandonando a eletrificação. O Lamborghini Temerario substituiu o Huracán, trazendo um motor V8 4.0 biturbo combinado a três unidades elétricas, gerando impressionantes 920 cv e um 0 a 100 km/h realizado em apenas 2,7 segundos. A velocidade máxima é de 343 km/h.
Além disso, o Urus SE, um híbrido plug-in, também entrou na eletrificação. Com um motor V8 4.0 turbo acoplado a uma unidade elétrica, resultando em 800 cv contra 707 cv do Aston Martin DBX 707. O SUV da Lambo crava de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, assim como garante uma condução exclusivamente elétrica por até 59 quilômetros.
O que você acha dos fabricantes de supercarros adotarem a eletrificação? Escreva sua opinião nos comentários!