Com planos globais ambiciosos, a Lada vai voltar a ter destaque dentro do grupo Renault. E um dos responsáveis por isso será o novo Niva. Prova disso é que a marca tem pretensão de levar o SUV parrudo para toda a Europa, África e até América Latina. Será que o Brasil tem chance de ter o novo Lada Niva?
Em entrevista ao site Auto Forum, Luca de Meo, presidente do grupo Renault, afirmou que “queremos vender o Niva na Suiça e na Áustria, onde para muitas pessoas será a única maneira de chegar ao seu chalé. Além desses mercado, toda união europeia, África e América Latina. O novo Niva pode ser vendido em qualquer lugar”.
A ideia por trás dessa globalização do Lada Niva é se aproveitar da fama que o modelo tem pelo mundo e expandir seu mercado. Luca de Meo ressalta que “o Niva é um produto orientado para condições extremas. Pode ser comparado a um Land Rover Defender ou a um Suzuki Jimny”.
Para atingir tal nível global, a nova geração do Lada Niva poderá ser fabricada em mais países além da Rússia. O uso da plataforma modular CMF-B do Renault Sandero e do Logan/Taliant facilitará a vida do parrudo SUV. Ele compartilhará com eles os motores turbinados, muito provavelmente o 1.3 TCe.
Haverá sistema de tração nas quatro rodas com caixa reduzida, como manda a tradição do Lada Niva. Pois, apesar de ser agora baseado em um Sandero, o modelo terá de manter seu legado como modelo parrudo para o off-road. Não atoa Luca de Meo o compara ao Jimny e ao Defender.
A produção do novo Lada Niva deverá começar em 2024 com duas versões. Uma variante mais urbana com pneus de asfalto voltada para o conforto e outra com pegada off-road e suspensão 240 mm mais alta.
O modelo será oferecido em versões duas portas com entre-eixos curto ou quatro portas com entre-eixos alongado. A fórmula é exatamente a mesma do Defender e do Wrangler, mas que também será seguida pelo Jimny em breve.
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