Picape da Kia!

Kia Tasman é picape diferentona que pode vir para o Brasil

Picape Kia Tasman chama atenção pelo visual ousado, atravessa trechos de água de até 80 cm e será homologada no Brasil em 2025

Imagem mostra a picape Kia Tasman de frente
Kia Tasman [Divulgação] | Imagem de divulgação

A picape Kia Tasman pode vir para o mercado brasileiro, confirmou José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil. A Tasman é uma picape de porte médio, da mesma categoria que Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier, Chevrolet S10 e Mitsubishi Triton. Ela foi oficialmente apresentada ao mundo em outubro deste ano. Mas só chegará às lojas em 2025. 

Embora tenha fica subentendido que a Kia Tasman pode ser um dos próximos lançamentos da fabricante coreana por aqui, o presidente não passou sequer uma previsão durante a entrevista ao podcast do canal A Roda. Porém, revelou que uma unidade da picape desembarcará no Brasil em breve para homologação de eficiência energética.  

Durante o bate-papo, Gandini explicou que a Kia Tasman foi desenvolvida para o mercado australiano. Mas que também será vendida na África, Oriente Médio e Coreia do Sul. Porém, o preço da Kia Tasman ainda não foi revelado nem mesmo para o mercado australiano ou coreano.

Nova picape Kia Tasman em foto de traseira no deserto
Kia Tasman [Divulgação]

O próprio Gandini afirmou que ainda não sabe o valor da picape. Segundo ele, o preço será fundamental para viabilizar a comercialização do modelo por aqui. Ele revelou ainda que a ideia é montar a Tasman na fábrica da Nordex, localizada em Montevideo no Uruguai, confirmando a informação dada em primeira mão pelo site Autos Segredos.  

A fábrica da Nordex é famosa por produzir carros de diferentes marcas. Modelos como Kia Bongo 4X4, Fiat Titano e Scudo, Peugeot Expert e Landtrek, Citröen Jumpy e Ford Transit são alguns dos modelos produzidos no complexo uruguaio.   

Visual ousado  

Nova picape Kia Tasman bege em foto lateral no deserto
Kia Tasman [Divulgação

A Kia e a Hyundai gostam de surpreender com o design dos seus carros. Com a picape Tasman não é diferente. Ela chamará muita atenção devido sua estética ousada com linhas bem quadradas e marcadas. A grade é composta por sete barras. Que inclusive é uma marca registrada da Jeep. Mas apesar da “coincidência”, não lembra em nada os modelos da Jeep.  

O para-choque é bem robusto, com peças grandes e aparentemente resistentes. Os para-lamas também chamam atenção. Pois, não são nada convencionais. Ao invés de seguir o formato da caixa de rodas a Kia apostou em peças retangulares. Já os faróis e lanternas são discretos.  

Imagem mostra interior da picape Kia Tasman
Kia Tasman [Divulgação]

Por fim, o interior também tem seus toques característicos. O volante tem um design ousado e no painel se destaca as enormes telas compartilhadas do SUV elétrico Kia EV5. São três telas integradas: o painel de instrumentos de 12,3”, tela de controle do ar-condicionado de 5” e a central multimídia que também tem 12,3 polegadas. 

Dados técnicos da picape Kia Tasman 

 A picape Kia Tasman será oferecida com cabine simples e dupla e terá duas opções de motorização: a mais potente é equipada com motor 2.5 a gasolina de 280 cv e 43 kgfm de torque e, com 0 a 100 km/h de 8 segundos. No entanto, se a Tasman estrear no Brasil, possivelmente usará o motor 2.2 turbodiesel de 207 cv e 44,9 kgfm de torque, com 0 a 100 km/h em 10,4 segundos.  

Nova caminhonete Kia Tasman com carroceria cabine simples em cinza em foto de dianteira com plantas ao fundo
Kia Tasman [Divulgação]

O motor 2.2 turbodiesel pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades, e tração 4×2 ou 4×4. Resta saber qual combinação a Kia escolherá para o mercado brasileiro. Vamos apostar nossas fichas em uma versão 2.2 turbodiesel com câmbio automático e tração 4×4.  

Um dos pontos altos da picape da Kia é sua capacidade de imersão. Com chassis de longarina, suspensão dianteira de duplo braços e um eixo traseiro rígido com molas de lâmina, a Tasman pode atravessar trechos de alagados com até 80 cv de profundidade. Para isso a fabricante instalou conectores à prova d’água para manter os elementos internos preservados. 

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