A vida do Kia Mohave (ou Borrego, dependendo do mercado) está finalmente chegando ao fim, e o SUV com carroceria sobre chassi será retirado de circulação. Mesmo assim, por enquanto, ele continua sendo oferecido em mercados, como a Coreia do Sul.
A produção será encerrada em julho deste ano na planta de Hwasung, conforme reportado pela revista ET e também pelo Motor1.com. A baixa procura resultou, lá fora, em apenas 257 unidades vendidas em abril deste ano. Além disso, as regulamentações de emissões mais rigorosas também contribuíram para o fim do utilitário esportivo.
Com o término da fabricação do SUV, a capacidade de produção liberada será direcionada tanto para aumentar a produção do Sorento quanto para a construção da picape Tasman.
Considerado um dos produtos mais antigos da Kia ainda à venda, o SUV, ao longo dos anos, teve uma atualização de design em 2016. Embora chamado de segunda geração, o modelo de 2019 não passa de uma grande reformulação ao invés de ser um carro totalmente novo.
Nem mesmo o design original do SUV, idealizado por Peter Schreyer, responsável pelo Audi TT, Volkswagen Beetle e Golf de quarta geração, salvou o modelo.
Oferecendo três fileiras de bancos, o SUV da Kia é equipado com um motor V6 3.0 turbodiesel acoplado a um câmbio automático de oito marchas, rendendo 256 cv de potência e 57 kgfm de torque. O preço inicial é de US$ 37.000, podendo chegar a US$ 45.600 (algo em torno de R$ 235.045, excluindo os impostos e as taxas).
O modelo da Kia poderia ter tido mais sucesso. Afinal, o seu antecessor enfrentou dificuldades durante a Grande Recessão dos anos 2000, na época dos altos preços dos combustíveis. Além disso, talvez um nome diferente poderia ter sido melhor para cair no gosto popular, já que o primeiro Mohave/Borrego ficou aquém das expectativas na América do Norte.
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