Finalmente a Kia vai entrar para a briga de carros elétricos no Brasil. Começando a atuar no segmento de SUVs, a marca sul-coreana ataca com o Kia EV5 que será vendido em variante única por R$ 399.990. O modelo chega com três revisões grátis e ainda carregador wallbox de 7KW.
Com porte de GWM Haval H6 e BYD Song Plus, as dimensões do Kia EV5 são de 4,61 m no comprimento, 1,87 m na largura, 1,71 m na altura e entre-eixos de 2,75 m. O porta-malas é grande com 513 litros de capacidade que podem ser ampliados a 1.716 litros com os assentos deitados. O frunk (porta-malas dianteiro) tem 67 litros.
Econômico mesmo sendo elétrico
Na parte mecânica, o Kia EV5 é equipado com motor elétrico único de 217 cv e 31,6 kgfm de torque. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos. Já a autonomia, mesmo no pessimista ciclo do INMETRO é de chamativos 402 km. No WLTP ele chega a 550 km com uma carga.
Em equivalência a um carro a combustão, seria como dizer que o Kia EV5 faz 37,6 km/l na cidade e 30,5 km/l na estrada. A marca afirma que é possível carregar o modelo em 27 minutos até 80% da carga usando um carregador de 360W. Já com o wallbox incluso, são 9h40.
De tração 4×2, a suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. A direção é elétrica. O EV5 vem equipado com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e EBD.
A exemplo de outros modelos da Kia, o EV5 é bem equipado. Ele conta alertas de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente, sistema de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado, assistente de luz alta, frenagem autônoma de emergência, sistema de cameras 360º, piloto automático adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Futuro da Kia
Visualmente, o modelo se destaca pelo visual bem quadrado e parrudo, como tem se tornado padrão entre os SUVs elétricos da Kia. A frente é limpa, com faróis em C bem finos. A grade frontal nariz de tigre aparece pela abertura de ar no para-choque. Olhando na traseira, o EV5 tem lanternas conectadas também em C.
O interior traz uma combinação de elementos modernos, como a central multimídia integrada ao painel de instrumentos totalmente digital, mas também elementos de refinamento, como o banco do carona integrado com o console central. Além do EV5, a Kia lançará o EV9 no Brasil até dezembro.
Você acha que a Kia vai ter sucesso com o EV5 no Brasil? Conte nos comentários.