.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Briga eletrificada?

Kia confirma produção de nova caminhonete elétrica para rivalizar com BYD Shark

Diferentemente do que era pensado, nova caminhonete elétrica da Kia não será baseada na polêmica Tasman e deve concorrer com a BYD Shark

Caminhonete Kia gerada por IA
Caminhonete Kia gerada por IA

A Kia deixou o segmento de caminhonetes em banho-maria por muito tempo, mas agora vai preencher cada segmento que puder. Prova disso é que, além da polêmica Tasman, a marca sul-coreana está desenvolvendo uma caminhonete totalmente elétrica. O modelo foi prometido para os EUA e terá foco no uso urbano.

A notícia foi confirmada pela própria Kia durante uma apresentação a investidores nos EUA. Como a situação de todas as fabricantes no território é bastante delicada neste momento, ter o anúncio de um produto importante, como uma caminhonete, faz muita diferença para a Kia.

O modelo faz parte de uma estratégia global da Kia de diversificação de linha, onde ela terá 17 novos carros a combustão e 15 novos elétricos até 2030. A caminhonete será um desses casos. Ela será de porte médio para concorrer com Ford Ranger, Toyota Tacoma (Hilux), Nissan Frontier e Chevrolet Colorado (S10).

Kia EV9 [Divulgação]

Ainda não se sabe nada sobre o visual da caminhonete elétrica da Kia, tanto que a imagem que ilustra essa matéria foi feita com inteligência artificial. O modelo deve ser pesadamente baseado no EV9, podendo até usar sua plataforma monobloco. Inclusive, as chances de que a caminhonete elétrica seja chassi sob carroceria, é bem pequena.

Segundo a Kia, a caminhonete elétrica será um “modelo inovador, com um robusto sistema de reboque e avançados sistemas de entretenimento e segurança”. As ambições da marca sul-coreana são altíssimas, visto que ela quer emplacar 90 mil unidades por ano nos EUA e abocanhar 7% do mercado com seu modelo elétrico.

Imagem mostra a picape Kia Tasman de frente
Kia Tasman [Divulgação]

E a BYD Shark?

Agora só falta a BYD criar coragem de atuar nos EUA e levar a Shark para concorrer diretamente com a caminhonete da Kia. Mesmo híbrida, ela aposta fortemente no sistema elétrico como trunfo perante as rivais diretas. Enquanto isso, no Brasil, a Tasman será vendida em breve, mas com motor diesel. Já a caminhonete elétrica da Kia não deve vir.

Você acredita que uma caminhonete elétrica da Kia pode fazer sucesso? Conte nos comentários.