Em busca da harmonização total de sua linha global, a Kia está rapidamente reestilizando todos os seus carros. Só neste ano, a marca já revelou Picanto, Sorento, Seltos, o substituto de Rio e Cerato, além de diversos novos elétricos: todos com a nova linguagem visual. Agora, chegou a vez so K5, sucessor do Optima, e da minivan Carnival.
Apresentado em 2019, o Kia K5 durou até agora sem qualquer alteração de estilo – até porque nasceu um belo sedã. A mudança visual trouxe faróis mais finos com LED diurno em formato de raio nos cantos. A grade frontal nariz de tigre ficou mais marcada, enquanto as entradas de ar no para-choque parecem as do EV6.
Na traseira, ele ganhou prolongamentos das lanternas em direção ao para-choque, enquanto o para-choque é todo novo. A cabine tem nova manopla de câmbio, mudanças para o carregador de celular por indução, além de novas opções de cores para o couro dos bancos e painel.
Vale lembrar que lá fora o Kia K5 conta com versões 2.0 aspirada de 160 cv, 1.6 turbo de 180 cv e híbrida 1.6 turbo de 195 cv. O modelo não tem perspectivas de ser vendido no Brasil.
Renovação em família
Já a Kia Carnival teve mudanças mais radicais. A minivan sul-coreana ganhou faróis em T, sendo os prolongamentos horizontais mais marcantes, fazendo com que ela pareça mais robusta e baixa. A grade frontal tem elementos internos diferentes para cada versão, o mesmo vale para o desenho das rodas de liga-leve.
Na traseira, as lanternas interligadas horizontalmente continuam, mas agora elas trazem prolongamentos horizontais, como nos faróis. Isso faz parte da nova identidade visual da Kia e deixou a área luminosa da Carnival maior do que antes. Tanto que, por conta disso, a seta não está mais no para-choque como antes. Imagens internas não foram reveladas.
A Kia Carnival é vendida no Brasil atualmente com motor 3.5 V6 aspirado a gasolina. Lá fora, ela traz opção desse mesmo V6 com turbo, além de um 2.0 quatro cilindros turbo e de um 2.2 quatro cilindros turbo diesel. Para o modelo reestilizado, é esperada uma versão híbrida plug-in com motor 1.6 quatro cilindros turbo.
Gostou das mudanças visuais feitas nos Kia? Conte nos comentários.
.
>>Fastback Abarth libera o doce veneno do escorpião no SUV | Impressões