Depois de muitas negociações, a Tata Motors e a Jaguar e Land Rover, ou JLR, resolveram que vão se unir em prol dos carros elétricos. Elas produziram em conjunto uma plataforma que possa equipar seus futuros modelos eletrificados e a planta principal será localizada na Índia.
Segundo Natarajan Chandrasekaran, presidente da Tata Sons, a marca que cuida das fabricantes que participam do Grupo Tata foi quem confirmou a novidade para a equipe do Autocar Índia. As duas montadoras vão cuidar do desenvolvimento da Electrified Modelar Architecture, a plataforma EMA. E da planta indiana vão sair dois novos carros, um da Tata Motors e outro da JLR.
Essa instalação fica na região de Sanand, em Gujarat. Ainda não existem muitos detalhes acerca de quais carros além desses já citados contarão com a nova arquitetura. Na visão de Natarajan, unir o custo mais acessível da Tata Motors com a sofisticação e o requinte da JLR dá para chegar em um equilíbrio ideal.
Outros investimentos sendo desenhados
O executivo pontuou que a Tata não teria recursos suficiente para entrar nessa jogada sozinha e que a JLR não teria volume suficiente. Por isso, elas se uniram para complementar o que falta em cada e assim desenvolver a nova plataforma EMA. Outra forma de reduzir o custo de produção, é utilizar a bateria que vem do grupo Tata Agratas, que fica próximo da região da instalação fabril.
A Tata Motors ainda estuda também criar uma planta especial para a Jaguar e Land Rover em Tamil Nadu, também na Índia. A primeira empresa já até havia assinado um acordo com o governo local sobre a construção de uma planta que cuidasse da produção de carros e o investimento financeiro aconteceria ao longo de cinco anos.
Por sua vez, a Tata Passenger Electric Mobility, ou TPEM, está focada em investir bilhões de dólares na criação e fabricação de mais carros elétricos para a Tata Motors. Tanto este braço quanto a JLR são subsidiárias da Tata e já combinaram que vão licenciar a nova plataforma EMA para a fabricação dos seus futuros modelos 100% elétricos.
Essa arquitetura já vai estar presente na nova leva de SUVs da JLR a serem lançados a partir de 2025. Já, os carros da Tata Motors com essa plataforma serão baseados a partir do conceito Avinya, que foi revelado em 2022. A expectativa é que seus futuros veículos tragam bastante conectividade, desempenho satisfatório, diversos itens de condução semiautônoma ADAS e mais destaques.
Enquanto isso, a atual arquitetura E&E da JLR poderá receber melhorias provenientes da plataforma EMA. Ainda não há confirmação se os futuros veículos eletrificados desta parceria virão ao Brasil.
O que achou dessa parceria entre a Tata Motors e a Jaguar e Land Rover? Conte nos comentários