De olho na ampliação do seu portfólio eletrificado, a Jeep já desenhou como será seu futuro na Europa e o Grand Cherokee não deve viver muitos anos mais. O SUV deverá ser substituído pelo Wagoneer S, que é elétrico. Aliás, o icônico Wrangler também deve se despedir para ser substituído pelo futuro Recon 4×4.
Durante o recente Salão do Automóvel de Bruxelas, Eric Laforge, líder da marca para a Europa, contou o que acontecerá no futuro. Segundo uma entrevista sua dada ao Autocar, uma mudança brusca na linha da fabricante vai acontecer assim que o Wagoneer S chegar ao mercado europeu e a expectativa é que ele desembarque lá no fim deste ano.
E faz sentido o Jeep Grand Cherokee abrir espaço para o Wagoneer S, já que a marca faz mais sucesso na Europa com modelos menores. Ou seja, ter dois SUVs grandes não é o ideal. Além disso, o Wagoneer S ajudará a marca a cumprir sua promessa de focar mais no lançamento de modelos amigos do meio ambiente e na redução de gases poluentes.
Futuro do Wrangler, novo Compass e mais destaques
Assim como o Grand Cherokee deverá dar adeus e ceder lugar para o Wagoneer S, o icônico Wrangler também deve começar os preparativos para despedida. O futuro Recon 4×4 é um forte candidato a ser seu substituto. Laforge pontuou que o futuro do Wrangler ainda não está decidido neste momento, mas que o Recon é uma alternativa forte.
Ainda nesse sentido, Eric pontuou que o Recon seria como um irmão menor do Wrangler e que também pode enfrentar as aventuras do off-road. Porém, não é apenas sobre o futuro do Jeep Grand Cherokee que a marca está preocupada. Agora, ela está focada na nova geração do SUV médio Compass.
Ele vai ser projetado, desenvolvido e fabricado na Europa, assim como o Avenger. O Compass é atualmente um dos produtos mais bem sucedidos da montadora para o mercado europeu e Eric disse que a empresa está com grandes expectativas para sua nova geração. Aliás, ele confirmou que a nova geração do SUV médio terá opção de motores elétricos e híbridos.
Posicionado bem abaixo do Jeep Grand Cherokee, o novo Compass será maior do que o atual, segundo Eric. Desse modo, ele se distanciará bem do Avenger e assim abrirá espaço para o futuro substituto do Renegade. Contudo, este novo modelo só virá entre 2026 e mais para frente e também terá diversas opções mais ecológicas de motorização.
Por fim, Eric contou um pouco sobre o Avenger. O SUV mais compacto da marca foi um lançamento recente na Europa e foi tão bem aceito, que ele conseguiu ampliar a participação da fabricante no mercado europeu e que ele fez com que os revendedores da montadora vissem a marca com um novo potencial.
Você acha que o Wagoneer S conseguirá substituir o Jeep Grand Cherokee? Conte nos comentários