Recalculando rota

Jeep desiste de dois SUVs serem só elétricos

Inicialmente, a Jeep projetou os SUVs Wagoneer S e Recon como 100% elétricos. Mas, houve uma mudança estratégica em seus planos

Jeep Wagoneer S
Jeep Wagoneer S [Divulgação]

Com a recente queda nas vendas e também de olho na diminuição pela procura de carros 100% elétricos, a Jeep teve de mudar seus planos. Para o mercado internacional, a marca previa ter os SUVs Wagoneer S e Recon apenas elétricos. Contudo, a estratégia deu uma leve modificada e eles podem ter variantes movidas a gasolina ou híbridas em seu portfólio para atraírem mais clientes.

Inicialmente, os dois SUVs foram concebidos com a ideia de serem apenas elétricos. Só que, o mundo todo está sofrendo com uma queda notória na demanda por esse tipo de propulsão. Falta de infraestrutura de carregamento e fim do subsídio governamental são fatores que jogam contra. Desse modo, Antonio Filosa, o novo CEO da fabricante encontrou uma maneira de sair por cima com seus novos lançamentos.

Em entrevista com a equipe do portal Automotive News, Filosa admitiu que os executivos da Jeep consideram ofertar versões a gasolina dos futuros Wagoneer S e Recon. A adoção dessas novas variantes é graças ao uso da plataforma STLA Large, a qual permite ter carros 100% elétricos ou também movidos a combustão. As próximas gerações dos Alfa Romeo Giulia e Stelvio vão ter essa arquitetura.

Jeep Recon
Jeep Recon 2024 [Divulgação]

Será que virão ao Brasil?

Antonio disse ainda durante a entrevista que se surgisse a oportunidade de ofertar carros movidos a combustão, principalmente nos Estados Unidos, sua marca agarraria a oportunidade. Entre 2018 e 2023, a montadora conhecida pelos seus modelos off-roads sofre com um declínio em vendas. Então, voltar a ter carros a combustão mais baratos, faria com que seus emplacamentos voltassem a subir. Os Wagoneer S e Recon a gasolina podem até ajudar a fabricante a bater sua nova meta.

A Jeep implantou como meta recentemente, vender 1 milhão de carros por ano. Por isso, que as variantes a combustão desses próximos SUVs começou a ser pensada. Quem deve chegar primeiro é o Wagoneer S. Ele tem uma pegada mais sofisticada e urbana, sendo rival do Range Rover Sport. Com dois motores, ele será o carro da fabricante mais rápido de todos os tempos. Segundo os executivos do projeto, a versão elétrica tem um único objetivo.

Jeep Wagoneer S
Jeep Wagoneer S [Divulgação]

O Wagoneer S elétrico quer roubar os clientes da Tesla. Por sua vez, o Recon deve surgir nos últimos momentos de 2024. Com vocação mais off-road, ele é uma espécie de Renegade tamanho G. Todavia, ele terá medidas menores do que o Wrangler. Vale lembrar que os dois SUVs foram registrados no Brasil recentemente. Entretanto, a chegada oficial não foi confirmada pela montadora.

Jeep Recon
Jeep Recon 2024 [Divulgação]

O que achou desses SUVs da Jeep? Compraria as versões elétricas ou movidas a gasolina deles? Conte nos comentários


>> CAOA Chery Tiggo 7 atropela Jeep Compass na quinzena de abril

>> Honda revela novos carros elétricos para brigar com a BYD

>> Projeção antecipa visual da Chevrolet S10 WT basicona