Já desejou ter um Jeep Wrangler na garagem, mas acha o SUV grande demais ou caro demais? Mesmo parecido, o Renegade não te satisfaz? Então a solução pode estar do outro lado do mundo. Não na Shopee, mas sim na Índia com a Mahindra.
Antes que ache que o Mahindra Thar é um clone do Jeep Wrangler, é preciso explicar alguns pontos. Afinal, ele é, mas também, não é uma cópia do modelo americano. É que a Mahindra produzia nos anos 1940, sob licença, o Jeep Willys na Índia.
Anos depois, ele ganhou uma versão civil, o Mahindra Thar, que está no mercado desde então. O que faltava a ele era uma variante de quatro portas, a qual o Jeep Wrangler tem há um bom tempo.
Estica e puxa
Para abrigar mais pessoas, o Mahindra Thar ganhou 44,3 cm a mais no comprimento e mudanças visuais. Só que, mesmo assim, o SUV ainda é 35,7 cm mais curto que um Jeep Wrangler de quatro portas. No restante das medidas, são 1,87 m de largura, 1,92 m de altura e entre-eixos de 2,85 m.
A Mahindra ainda prometeu que o Thar Roxx, nome da variante de quatro portas, tem nova plataforma chassi sob carroceria com reforços estruturais. Ele também trouxe melhorias em vibração, ruído e torção.
Há até novidades tecnológicas, como sistema ADAS de nível 2 com capacidade de fazer o Thar Roxx andar com piloto automático adaptativo e sistema de manutenção em faixa. A suspensão é nova e traz tecnologia de cancelamento de frequência para melhora do conforto ao rodar.
Eletrificação está longe
Apesar da tecnologia, a motorização é toda composta por motores não eletrificados. O Mahindra Thar Roxx traz um 2.0 quatro cilindros turbo de 177 cv, enquanto o Jeep Wrangler entrega 272 cv com o mesmo tipo de motor.
Contudo, os indianos têm acesso ao Mahindra Thar diesel, o qual entrega 175 cv em um 2.2 quatro cilindros turbo. Os consumidores podem optar por uma transmissão manual de seis marchas ou automático também de seis marchas fornecido pela mesma empresa que faz o cambio automático do Jeep Renegade.
É igual, só que não
Visualmente, o Mahindra Thar Roxx não nega ser um Wrangler da Shopee. Todos os elementos básicos do modelo da Stellantis estão lá, mas levemente alterados para não levar processo. É quase como o que a Rockstar faz para ter carros reais no GTA, mas sem licenciá-los.
A frente traz faróis full-LED com a luz diurna em C, além de grade frontal com sete fendas. O desenho das rodas parece moderno demais para um carro com pegada retrô, mas foi a escolha da marca. A traseira é idêntica à do Wrangler, incluindo o desenho da lanterna.
O que mais diferencia o modelo indiano do norte-americano é a lateral. Ele conta com maçaneta da porta traseira na coluna C, a qual é grande e inclinada. O teto tem um ressalto na parte traseira e não é removível.
Enquanto a Jeep flerta com o segmento premium, a Mahindra é uma marca de carros baratos. E isso se reflete no interior do Thar. Ele tem aparência simples e revestimento bege que os indianos adoram. Painel e central tem 10,25 polegadas.
O modelo será vendido exclusivamente na India e terá versões com preços partindo de 1.299.000 rúpias pela variante 4×2 manual e indo até 2.490.000 rúpias pelo 4×4 diesel automático. Em real, seria algo entre R$ 83.700 e R$ 160.440.
Você levaria um Mahindra Thar para casa ou prefere o Jeep Wrangler?