![Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross [divulgação] Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Taos-Compass-Corolla-Cross-990x556.jpg)
Depois de cerca de quatro anos reinando sozinho no segmento de SUVs médios, o Jeep Compass terá rivais fortíssimos em breve, falando especificamente de Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Mas quem pensa que a FCA vai dormir no ponto, está enganado, o Compass terá mudanças para se antever aos novos rivais.
Com isso, como ficará a categoria de SUVs médios no Brasil? Quem vai ser o novo líder? Quais serão as armas do VW Taos e do Toyota Corolla Cross conta o Jeep Compass? Antecipamos tudo aqui no Auto+.
Revelado ainda camuflado pela Volkswagen, o Taos será o modelo intermediário entre T-Cross e Tiguan, com medidas exatas para bater de frente com o Jeep Compass. Feito sobre a plataforma modular MQB, o Volkswagen Taos será equipado com motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
A transmissão será automática de seis marchas sem qualquer possibilidade de uma variante manual, assim como acontece entre outros modelos da categoria e com o próprio Compass. Visualmente ele traz carroceria com linhas retas e mais contidas, com destaque para o feixe de LED que atravessa a grade frontal.
Próximo na fila de lançamentos será o Jeep Compass reestilizado. O modelo não vai deixar seus rivais avançarem sem se armarem. Ele trocará o motor 2.0 TigerShark (que é suficiente para ele, mas gastão) pelo novo 1.3 Firefly turbo quatro cilindros com potência esperada na casa dos 170 cv. Haverá uma versão 100% etanol com foco na redução de consumo.
O Jeep Compass 2021 terá a mesma transmissão CVT do Toyota Corolla e do Corolla Cross, sendo uma das coincidências entre eles. A segunda é que o Compass ganhará uma versão híbrida no próximo ano importada da Europa. Essa variante será do tipo plug-in com autonomia elétrica generosa e possibilidade de carregamento externo.
Depois de muito tempo, a Toyota finalmente terá um SUV produzido no Brasil. Esperado para 2021, o Corolla Cross usará a plataforma do Corolla sedã, praticamente todo o seu interior, conjunto mecânico e aproveitará da fama que o modelo construiu ao longo dos anos.
Aqui no Brasil ele deverá ser oferecido com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv nas versões de entrada e o 1.8 híbrido flex de 123 cv já usado pelo sedã. A transmissão será a CVT, sendo o modelo DirectShift com primeira marcha física (a ser usado pelo Compass também) nas versões 2.0 e a caixa CVT sem marchas simuladas no modelo híbrido.
>>Câmbio CVT do Toyota Corolla será usado pelos Fiat turbo no Brasil
>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado
>>Revelados planos da Fiat e Jeep com 12 lançamentos até 2025 no Brasil