![Jeep Compass 2022 [divulgação] Jeep Compass 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/jeep_compass_trailhawk_935_edited-990x556.jpg)
SUV médio mais vendido do Brasil e um dos Jeep mais populares no mundo, o Compass já está pronto para o ano novo. Primeira reestilização dessa segunda geração é discreta, mas marca importantes (e aguardadas) mudanças no irmão maior do Renegade. E as principais delas estão escondidas.
O grande destaque do novo Compass 2022 varia de país para país, mas aqui no Brasil teremos a aposentadoria do antigo motor 2.0 Tigershark em favor de um novo turbinado. O 1.3 Firefly quatro cilindros turbo deve chegar aos 170 cv no Compass, mas pode ter variantes com menos potência para as versões de entrada e para o Renegade.
A ideia da Jeep é oferecer mais potência que rivais diretos (como VW Taos e Toyota Corolla Cross), com a vantagem de ser muito mais econômico que hoje. Haverá ainda versão diesel, mas o 2.0 MultiJet II passará por mudanças para superar os 170 cv e 35,7 kgfm de torque que oferece hoje.
Outra alteração drástica estará na transmissão. Sai de cena o câmbio automático de seis marchas, entra o CVT com primeira marcha física do Toyota Corolla. A Jeep poderá manter o layout de dez marchas simuladas ou fazer outro acerto para seus modelos.
Tapa leve
Enquanto tudo isso ainda não foi anunciado pela Jeep, o que temos de oficial do Compass 2022 é seu visual. As mudanças foram verdadeiramente discretas, seguindo o que a marca fez ao reestilizar o Renegade.
O novo Compass tem faróis mais finos, dotados de iluminação completa de LED. A grade frontal também diminuiu em altura, ficando mais esportiva. Já o para-choque tem duas aberturas de ar independentes cortadas por um friso na cor da carroceria, que ajuda a dar robustez.
Caminho do luxo
Como a ideia da Jeep sempre foi se posicionar em um meio termo entre as marcas generalistas e as premium, a cabine do Compass 2022 se sofisticou mais. Há uma larga faixa em couro costurado dividindo o painel em dois andares. Logo acima, saídas de ar contínuas ficam paralelas há um friso preto brilhante.
Destaque para a nova central multimídia flutuante de 12 polegadas que utiliza o mesmo sistema que estreou na nova Fiat Strada. Os botões de comando do ar-condicionado ficaram mais baixos e acompanham o console central elevado.
>>Ford começa produção do Bronco Sport mirando Taos e Compass
>>VW Taos: três versões e preços entre R$ 118mil e R$ 141mil no México
>>Próximo Honda HR-V deve brigar com Jeep Compass, não com Renegade