Rampage estreou o motor e vai sair emprestando

Jeep Commander e Fiat Toro terão motor da Rampage em 2025

Depois da Rampage 2025 estrear o novo motor 2.2 turbo diesel, o Jeep Commander e a Fiat Toro ganharão a novidade no próximo ano

Jeep Commander Overland 2.0 [Auto+ / João Brigato]
Jeep Commander Overland 2.0 [Auto+ / João Brigato]

Logo após a Ram Rampage estrear o motor 2.2 turbo diesel, os modelos Jeep Commander e Fiat Toro também ganharão o novo propulsor em 2025. Ele virá para substituir o atual 2.0 turbodiesel e atende as normas de emissão de gases poluentes do Proconve L8, que entrará em vigor no começo do próximo ano.

Em primeiro lugar, vamos falar de números. O novo motor 2.2 turbo diesel é batizado de Multijet II. Ele rende 200 cv, 45,5 kgfm e trabalha em união ao câmbio automático de nove marchas. Desse modo, acaba sendo mais eficiente e potente perante o 2.0 turbo diesel de 170 cv e 38,8 kgfm.

A Stellantis quer usar o novo propulsor nos modelos fabricados em Goiana, Pernambuco. Por isso, a Ram Rampage já o estreou. A Fiat Toro deverá ser a primeira a receber esta motorização e só depois o Jeep Commander. Mas, é provável também que a Fiat Titano ganhe o motor atualizado. Contudo, mais para frente.

E o consumo da Rampage 2025?

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV, a Rampage 2025 passa a ter novas médias de consumo. Na cidade, ela marcava 9,9 km/l e agora marca 10,6 km/l. Na estrada, o número era de 12,4 km/l e passa a ser 13,3 km/l. Então, pode-se esperar por melhorias nos números do Commander e Toro com este motor 2.2.

Aliás, é importante ressaltar que a Titano não usa o mesmo motor da Rampage. O que ele tem debaixo do capô vem da van Ducato, com 180 cv e 40,8 kgfm. Ela usa uma transmissão automática de seis marchas.

Motor 2.2 turbo diesel da Ram Rampage 2025
Ram Rampage 2025 [divulgação]

No Jeep e na Toro, a transmissão será de nove marchas. Na rival da Ford Ranger, o câmbio será de oito marchas. Além disso, a produção da Titano passará a ser na Argentina, já que a Stellantis está aplicando R$ 2 bilhões na planta de Córdoba. Então, a montagem dela deixará de acontecer no Uruguai.

Outro modelo que talvez possa receber o novo propulsor é o Compass. Dessa maneira, ele teria o mesmo motor que o Jeep Commander e a Fiat Toro. Todavia, ainda se trata de uma hipótese. Isso porque o modelo terá uma nova geração revelada em breve. Se ele receber a novidade, deverá ser bem mais para frente.

Jeep Compass 2027 [divulgação]

Vai ser eletrificado?

De acordo com Márcio Tonani, vice-presidente de engenharia da Stellantis, o novo motor 2.2 turbodiesel até pode ter o sistema híbrido-leve. Ele funcionaria de forma igual ao do propulsor 1.0 turbo T200 flex dos recém-lançados Pulse e Fastback. Entretanto, o motor a diesel não receberá sistema eletrificado tão cedo.

O que você achou dessas novidades? Está ansioso pelos novos Jeep Commander e Fiat Toro com motor 2.2 turbodiesel? Conte nos comentários