O ex-chefe da Stellantis no Brasil e hoje CEO da Jeep no mundo pegou a todos de surpresa durante o Salão de Los Angeles. Por lá, o italiano, que diz ter coração brasileiro, afirmou que a nova geração do Jeep Cherokee está pronta, que chega ano que vem, e terá motorização híbrida para barrar modelos como Toyota RAV4 e Honda CR-V.
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Desde 2023 quando a Jeep tirou o Cherokee de linha, a marca abandonou o segmento mais forte dos SUVs nos EUA. Aqui considerados modelos quase grandes, a fatia de topo dos SUVs médios tem no Toyota RAV4 e no Honda CR-V seus representantes mais fortes. E a Stellantis não tem nada nessa categoria nos EUA e no restante do mundo.
A ideia de trazer o Cherokee de volta é preencher esse importante nicho, mas é preciso acertar dessa vez. Grande parte do fracasso do Cherokee, que chegou a ser vendido no Brasil, se deve ao seu design. Ao invés de tentar algo mais careta e certeiro como Compass e Grand Cherokee, ele tentou ser ousado e isso foi seu maior problema.
Solução caseira
O modelo vendeu mal e saiu de linha sem ter sua falta sentida. Agora, nessa nova geração, a Stellantis vai usar da eletrificação para ajudar o Jeep Cherokee. Ele será construído na plataforma STLA Medium, a mesma do Peugeot 3008 e do futuro DS8. Isso permitirá acesso a uma enorme quantidade de motorizações.
Ele poderá ter motores a combustão, semi-híbrido, híbrido PHEV e totalmente elétrico, além de opções diesel ou gasolina. Há também o desenvolvimento de um motor híbrido HEV feito pela engenharia brasileira e que pode vir a ser usado no novo Cherokee. Afinal, as versões mais vendidas de RAV4 e CR-V são as híbridas HEV.
Há uma lacuna
Segundo o Automotive News, há grande chance de que o novo Jeep Cherokee seja produzido no México para baixar custos de produção. E isso seria interessantíssimo para o Brasil. Afinal, a Jeep tem um buraco que precisa fechar em sua linha. Hoje o Commander mais caro custa R$ 327.590, enquanto o Grand Cherokee 4xe parte de R$ 549.990.
Ou seja, existe uma lacuna enorme de R$ 222.400 para ser preenchida. Vale lembrar que a Toyota posiciona o RAV4 entre R$ 349.290 e R$ 402,420, enquanto o Honda CR-V é oferecido em versão única por R$ 352.900. Ou seja, uma faixa de preço certeira para a Stellantis posicionar a futura geração do ícone da Jeep.
Você gostaria de ver o Jeep Cherokee de volta ao Brasil? Conte nos comentários.
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