Será que vem aí?

Jeep Cherokee volta ano que vem para brigar com Toyota RAV4

Nova geração do Jeep Cherokee terá motorização híbrida para brigar com SUVs japoneses e, quem sabe, ser vendido no Brasil

Jeep Cherokee
Jeep Cherokee [Divulgação]

O ex-chefe da Stellantis no Brasil e hoje CEO da Jeep no mundo pegou a todos de surpresa durante o Salão de Los Angeles. Por lá, o italiano, que diz ter coração brasileiro, afirmou que a nova geração do Jeep Cherokee está pronta, que chega ano que vem, e terá motorização híbrida para barrar modelos como Toyota RAV4 e Honda CR-V.



Desde 2023 quando a Jeep tirou o Cherokee de linha, a marca abandonou o segmento mais forte dos SUVs nos EUA. Aqui considerados modelos quase grandes, a fatia de topo dos SUVs médios tem no Toyota RAV4 e no Honda CR-V seus representantes mais fortes. E a Stellantis não tem nada nessa categoria nos EUA e no restante do mundo.

A ideia de trazer o Cherokee de volta é preencher esse importante nicho, mas é preciso acertar dessa vez. Grande parte do fracasso do Cherokee, que chegou a ser vendido no Brasil, se deve ao seu design. Ao invés de tentar algo mais careta e certeiro como Compass e Grand Cherokee, ele tentou ser ousado e isso foi seu maior problema.

Jeep Cherokee
Jeep Cherokee [Divulgação]

Solução caseira

O modelo vendeu mal e saiu de linha sem ter sua falta sentida. Agora, nessa nova geração, a Stellantis vai usar da eletrificação para ajudar o Jeep Cherokee. Ele será construído na plataforma STLA Medium, a mesma do Peugeot 3008 e do futuro DS8. Isso permitirá acesso a uma enorme quantidade de motorizações.

Ele poderá ter motores a combustão, semi-híbrido, híbrido PHEV e totalmente elétrico, além de opções diesel ou gasolina. Há também o desenvolvimento de um motor híbrido HEV feito pela engenharia brasileira e que pode vir a ser usado no novo Cherokee. Afinal, as versões mais vendidas de RAV4 e CR-V são as híbridas HEV.

Jeep Cherokee [divulgação]
Jeep Cherokee [divulgação]

Há uma lacuna

Segundo o Automotive News, há grande chance de que o novo Jeep Cherokee seja produzido no México para baixar custos de produção. E isso seria interessantíssimo para o Brasil. Afinal, a Jeep tem um buraco que precisa fechar em sua linha. Hoje o Commander mais caro custa R$ 327.590, enquanto o Grand Cherokee 4xe parte de R$ 549.990.

Ou seja, existe uma lacuna enorme de R$ 222.400 para ser preenchida. Vale lembrar que a Toyota posiciona o RAV4 entre R$ 349.290 e R$ 402,420, enquanto o Honda CR-V é oferecido em versão única por R$ 352.900. Ou seja, uma faixa de preço certeira para a Stellantis posicionar a futura geração do ícone da Jeep.

Jeep Cherokee [divulgação]
Jeep Cherokee [divulgação]

Você gostaria de ver o Jeep Cherokee de volta ao Brasil? Conte nos comentários.