Mini Renegade tem novidades

Jeep Avenger 4x4 híbrido é revelado por completo

Na Europa, a Jeep acabou de revelar o Avenger 4xe com tração nas quatro rodas, conjunto híbrido-leve e mais novidades

Jeep Avenger branco fazendo off-road nas montanhas
Jeep Avenger 4xe [Divulgação]

Lá fora, o portfólio da Jeep é composto por diversos modelos e somente a Europa possui o compacto Avenger como opção de compra. Pois bem, o modelo menor do que o Renegade teve sua versão 4×4 com conjunto híbrido revelada por completo. Além de mudanças no visual, o modelo tem alterações mecânicas.

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que o Avenger 4xe conta com conjunto semi-híbrido. Ou seja, o sistema elétrico não tem força para tracionar as rodas e serve mais para diminuir o consumo de combustível e as emissões de gases. Debaixo do capô, está o motor 1.2 três cilindros turbo de 136 cv. Só que a parte híbrida de verdade vem pelos dois propulsores elétricos, um em cada eixo, que produzem 28 cv cada.

O câmbio do Jeep Avenger 4xe é automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. Com todo este conjunto, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e a velocidade máxima é de 195 km/h. Segundo a montadora, até 30 km/h, o Avenger 4xe tem tração nas quatro rodas com divisão 50:50 nos eixos. Entre 19 e 56 km/h, o padrão é a tração na dianteira, mas o motor traseiro está de olho e entra em ação quando é necessário.

Off-road de verdade

Em velocidades acima de 56 km/h, o motor traseiro é totalmente desconectado para haver menor consumo de combustível. A suspensão traseira é multi-link nesta versão e aumentou em 1 cm a distância da carroceria ao solo, a qual é de 20,9 cm. Esta versão ainda pode enfrentar áreas alagadas com até 40 cm de profundidade. O modelo conta com 5 modos diferentes de condução e tem pneus para enfrentar qualquer terreno como opcional.

Com este aumento na suspensão, o Jeep Avenger 4xe passou a ter 21° de ângulo de entrada, 35° de ângulo de saída e 21° de ângulo de transposição. No visual, os para-choques ganharam um acabamento que impede marcas de pequenos arranhões e o rack de teto e o engate de rebote traseiro são de série. No interior, o destaque é o revestimento dos bancos que são mais resistentes à água e eles possuem um acabamento que facilita a remoção de sujeira e lama.

Avenger no Brasil?

Jeep Avenger [divulgação]
Jeep Avenger [divulgação]

Os preços e lançamento oficial dessa versão ainda não foram confirmados. Vale pontuar que a Jeep estuda ter o Avenger no Brasil em breve. Ele funcionará como um substituto para o Renegade. Contudo, ele sofrerá mudanças notórias, assim agradará mais o exigente público brasileiro. Ele terá o motor 1.0 turbo T200 e mais um conjunto eletrificado, tornando-o híbrido-leve por aqui. Sua chegada em solo nacional ainda não foi confirmada.

Gostou da nova versão do Jeep Avenger? Será que ele fará sucesso por aqui? Conte nos comentários


>> Os 5 carros mais fracos à venda no Brasil

>> Exclusivo: Fiat estuda Strada Cabine Simples com motor turbo

>> Kardian é o melhor carro da Renault em anos | Avaliação