A Jaguar vai acabar? Não e sim. A resposta é não porque a Jaguar continuará existindo, só que como uma marca exclusivamente de carro elétricos. O plano da Jaguar é ter apenas carros movidos a 100% a baterias já em 2025. E sim, porque a marca vai acabar com os carros à combustão e tirar de linha até seus carros eletrificados no próximo ano. Sendo assim, estamos falando quase de uma marca nova.
- Auto+ Podcast – SUV já encheu o saco? E que carro merecia uma segunda chance?
- Mercedes CLA elétrico pode chegar a 750 km de autonomia
O problema é que eles ainda vão demorar para chegar. Como assim? Explicamos para você: A Jaguar tem três novos carros elétricos no forno. Só que o primeiro deles a sair do forno ainda está em testes e não será vendido até 2026 e os outros ainda não têm previsão de chegada. As informações são do próprio CEO da marca, Adrian Mardell.
Quem ficará com a responsabilidade de segurar as pontas em alguns países é o modelo F-Pace, que ficará em linha até 2026. Isso mesmo, a marca ficará um período sendo representada apenas por um carro, o híbrido F-Pace. Embora, ele já tenha sido descontinuado no quintal de casa no Reino Unido.
No Brasil, o único modelo elétrico da Jaguar à venda é o I-Pace. Poderíamos pensar que ele seria o responsável por representar as vendas da marca até que os próximos modelos chegassem. Porém, como já informamos fabricante já confirmou que ele terá a linha de produção encerrada nos EUA.
O E-Pace também dirá adeus para fazer companhia aos irmãos F-Type, XE e XF que já partiram dessa para melhor. Mas por aqui, o F-Type ainda aparece no catálogo da marca. No entanto, ele não deve demorar para abandonar o mercado brasileiro juntamente com o I-Pace.
Por que a Jaguar vai acabar com os carros a combustão?
Mas qual o sentido de praticamente zerar o portifólio da marca e tão rapidamente? O motivo é simples e até óbvio, todos esses modelos citados quase não geram lucro a Jaguar. Por isso, a marca adotou a estratégia de se tornar uma marca de carros 100% elétricos, enquanto a Land Rover desacelera seu processo de eletrificação.
Embora, nem um conceito ainda tenha sido apresentado, a marca já deu um spoiler do que podemos esperar. Carros com uma nova linha de design e que colocarão a marca para competir com fabricantes de luxo, como por exemplo, a Porsche. Inclusive, o próximo elétrico da Jaguar vem para rivalizar diretamente com o Taycan, será que vai dar conta?
O que você achou de a Jaguar acabar com os carros à combustão para ter somente carros elétricos? Conte para nós nos comentários.
- Auto+ Podcast – SUV já encheu o saco? E que carro merecia uma segunda chance?
- Mercedes CLA elétrico pode chegar a 750 km de autonomia
- Somente a China terá o verdadeiro substituto do Audi A4
- Abarth terá somente veículos elétricos; entenda
- Imagens do novo BMW iX3 são reveladas