Já faz um tempo que o rebranding da Jaguar colocou a marca britânica novamente nos holofotes. Já foi palco de discussão no Podcast Auto+, virou assunto aqui no site e, ontem, quando vazaram as primeiras imagens do conceito, a internet veio abaixo. Mas atente-se, esse é o futuro da Jaguar.
- Ford Escort RS Cosworth: o carro que dava tontura
- Prêmio UOL Carros 2024: Ford de novo é a marca mais premiada
Antes mesmo de revelar o conceito Type 00, a Jaguar havia anunciado que se tornaria uma marca de carros 100% elétricos e que elevaria o patamar de seus modelos. Ao invés de seguir brigando com Audi, BMW e Mercedes-Benz, o objetivo da JLR é colocar a marca na disputa contra Bentley e Rolls-Royce.
Para isso, todos os seus carros saíram de linha (exceto, temporariamente o F-Pace) para dar lugar a uma linha de elétricos. Esquecida por vários consumidores há tempos, o rebranding da Jaguar causou polêmica e comparações com lojas de cosméticos. Mas deu resultado: todo mundo quis ver o novo modelo.
Imposição visual
Revelado em Miami, o Jaguar Type 00 mostra como será o futuro da marca. O estilo será bem quadrado, cheio de linhas horizontais bem marcadas e uma aparência de pura ostentação. É inegável, especialmente pelas cores rosa e azul bebe, que será impossível ficar indiferente ao ver um Jaguar.
A frente é longa, com capô quilométrico que parece abrigar um motor V12, mas é elétrico. Já a cabine é bem recuada, criando um perfil que lembra o E-Type, inclusive por conta da inclinação da traseira e dos para-lamas bem marcados. O problema está, justamente, na retaguarda do modelo.
Ao invés de uma janela, a Jaguar deixou uma chapa metálica totalmente disfuncional. Além disso, a parte inferior da traseira é formada por vários frisos horizontais, com direito às lanternas nas extremidades superior e inferior. Como resultado, muitos na internet dizem que esse Jaguar parece um ar-condicionado de shopping.
Linhas horizontais
A frente também segue essa temática, mas tem faróis finos pegando a ponta da grade frontal quadrada. O logo da Jaguar foi substituído pelo escrito da marca, enquanto o novo logo com dois J está presente apenas nas rodas. A cabine é bem de carro conceito, com estilo absurdamente minimalista e nenhum botão ou visor.
No meio, há um enorme duto com madeira e couro, o qual parece parte da tubulação do ar-condicionado que é a traseira. A Jaguar promete um interior bem confortável e luxuoso para o modelo de produção, que chegará em 2026 totalmente elétrico.
Você gostou da nova identidade visual da Jaguar? Conte nos comentários.
- Ford Escort RS Cosworth: o carro que dava tontura
- Prêmio UOL Carros 2024: Ford de novo é a marca mais premiada
- Giro ND Mais: atraso em obras, acidentes e mais destaques
- Estudo do próximo Nissan Xterra será revelado no próximo ano