
O que temos para dizer do Jaecoo 7 é com base na nossa experiência de 1.100 km dirigindo de São Paulo até Foz do Iguaçu (PR). Apesar de ser uma prova de autonomia, tivemos tempo suficiente para testar o conforto, a tecnologia e o espaço interno, para responder se ele está à altura do GWM Haval H6 PHEV.
Antes de explorar o Jaecoo 7, é interessante dizer que a marca Omoda | Jaecoo faz parte do grupo Chery. Contudo, no Brasil, ela chega independente do grupo Caoa. Com tantas fabricantes chinesas se dando bem em nosso mercado a Omoda | Jaecoo se arrisca a dispensar a mentoria da Caoa para cair no gosto do público brasileiro.
Agora sim, vamos direto ao ponto! Quais são as munições do Jaecoo 7 para se sobressair em relação ao primo Caoa Chery Tiggo 7 e ser mais interessante que o GWM Haval H6 PHEV, por exemplo?

Falta refinamento, mas tem espaço de sobra no Jaecoo 7
O Jaecoo 7 é um SUV médio com espaço de sobra, mas com um estilo bem convencional. O design externo dispensa invencionismos ou elementos futuristas. E o que mais chama atenção é a enorme grade dianteira com 20 barras combinada aos faróis.
Na traseira as lanternas são interligadas uma à outra por uma faixa luminosa. Na lateral, aparecem as rodas de 19 polegadas, além das maçanetas retráteis. No geral, o visual é agradável e impotente sem ser ostentoso.

Só que, ao abrir a porta, nos deparamos com um interior simplista. O SUV mostra acabamentos de qualidade, mas é sóbrio demais. A Jaecoo poderia ter brincado um pouco com diferentes texturas e combinações para trazer um visual mais elaborado e sofisticado.
O multimídia é enorme (14,8 polegadas) e posicionado na vertical. Praticamente todos os controles são feitos pela central, inclusive o ajuste do ar-condicionado, o que pode dificultar a vida do motorista. Já o quadro de instrumentos tem um bom tamanho (10,25 polegadas) e exibe as informações de forma organizada.
![Jaecoo 7 [Auto+/João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/10/0EdpTc20-IMG_4396-1320x792.webp)
A manopla de câmbio fica atrás do volante com um bom tamanho e acabamento em couro, como nos carros da Mercedes-Benz, enquanto o console é espaçoso trazendo carregador por indução e entradas USB-C. A cereja do bolo é o enorme teto solar panorâmico.
Tamanho família e desempenho
No geral, o Jaecoo 7 é um carro mais voltado para quem busca espaço e conforto do que estilo e refinamento. São 4,50 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,86 m de largura, 1,67 de altura e 500 litros de porta-malas.
Passei praticamente por todos os assentos do SUV. Tenho 1,70 m de altura e mesmo com um motorista de 1,80 m guiando conseguia até cruzar as pernas. A distância entre a cabeça e o teto também é boa, assim como o espaço lateral. O que quer dizer que ele acomoda muito bem até cinco pessoas.
![Jaecoo J7 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/jaecoo_j7_10-1200x720.jpeg)
O Jaecoo 7 é equipado com um motor 1.5 turbo de 135 cv e 20,3 kgfm (o mesmo motor do Tiggo 7) combinado a um motor elétrico de 210 cv e 31,6 kgfm. Os dois juntos entregam 339 cv e 51 kgfm. A Jaecoo informa 79 km no modo 100% elétrico e uma autonomia de 1.200 km no modo híbrido.
Mais de 1.000 km
Como citamos no começo, dirigimos o Jaecoo 7 de Alphaville (SP) até a represa de Itaipú (PR). O percurso foi realizado em dois dias. No início do desafio saímos da concessionária da Omoda | Jaecoo em Alphaville por volta das 9h30, com chegada em Londrina (PR) por volta das 19h30.
Como o objetivo era uma direção econômica realizamos todo o trajeto entre 60 km/h e 90 km/h. No dia seguinte saímos de Londrina às 7h30 e chegamos na represa de Itaipú às 17h30. Ficamos com o ar-condicionado ligado o tempo todo na intensidade mais baixa e em uma temperatura de 23 graus (não foi uma viagem fácil, meus amigos).

No ponto final, tínhamos rodado 1.107 km sem abastecer e ainda estava disponível uma autonomia de 341 km. Ou seja, seria possível rodar 1.448 km sem encher o tanque ou parar para recarregar.
O desempenho é esperto com 339 cv e 51 kgfm e, de forma bem objetiva, o Jaecoo 7 é um SUV versátil que pode entregar um desempenho absurdo ou uma autonomia surreal, tudo dependerá da escolha de direção do motorista.

Itens de série do Jaecoo 7
As duas versões do Jaecoo 7 são muito bem equipadas, mas vamos focar na lista de itens de série da versão topo de linha. A Prestige conta com ar-condicionado automático de duas zonas com saída para a segunda fileira de bancos. Inclusive, o banco do motorista e passageiro dianteiro contam com aquecimento e ventilação.
Essa versão também oferece iluminação ambiente, iluminação nas maçanetas das portas e iluminação de projeção externa. Os espelhos retrovisores têm sistema de aquecimento. Os faróis e lanternas são em LED e contam acendimento automático. O sensor de chuva completa a lista de equipamentos.

Porém, o melhor ainda está por vir. Os itens de segurança do Jaecoo 7 são um destaque. Ele conta com airbag de joelho para o motorista, airbags frontais duplos, laterais dianteiros e de cortina, alerta de ocupantes no banco traseiro, câmera 540° com imagens panorâmicas, freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD, BAS e BOS e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Além dos assistentes de direção como, alerta de saída de faixa de rodagem, alerta de partida do veículo à frente, alerta de prevenção de colisão frontal com detecção de veículos, pedestres e ciclistas, alerta de prevenção de colisão traseira, assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, assistente de monitoramento de ponto cego, assistente de centralização na faixa de rodagem e assistente de congestionamento.

Ele conta ainda com assistente de velocidade em curva, controle inteligente de farol alto, piloto automático adaptativo, sistema automático de frenagem de emergência, sistema de manutenção de faixa de emergência e sistema de monitoramento de fadiga do condutor.
Veredicto
O Jaecoo 7 chega ao mercado brasileiro em duas versões: a de entrada Luxury por R$ 229.990 e a topo de linha Prestige por R$ 249.990. O valor da versão de entrada é bem competitivo se comparamos com os preços do Caoa Chery Tiggo 7 Pro PHEV ou com o rival GWM Haval H6 PHEV.
Com tudo, podemos concluir que o Jaecoo 7 oferece um bom pacote pelo preço que é cobrado. Tem um ótimo espaço interno, uma autonomia incrível, um desempenho muito bom e uma lista de equipamentos generosa. É uma ótima opção a se considerar, mas não é a única.

O que você achou do Jaecoo 7? Acredita que ele fará sucesso em nosso mercado? Compartilhe sua opinião nos comentários!