De uma tacada só a JAC renovou seus três principais produtos no Brasil: T40, T50 e T60. Os três SUVs agora possuem o sobrenome Plus, mania que tem tomado conta das montadoras chinesas, mais equipamentos e preço competitivo.
Uma das críticas sempre feita aos modelos da JAC foi finalmente corrigida na linha 2021 do trio: a central multimídia de T40, T50 e T60 passa a contar com Android Auto e Apple CarPlay – não mais o espelhamento terrível que era usado antes por eles.
T40 Plus
Desenvolvido para o mercado brasileiro, o JAC T40 demorou para receber mudanças aplicadas no modelo na China. Essa reestilização circula por lá há cerca de um ano e já foi flagrada no Brasil. São mudanças discretas, mas que ajudam ao SUV compacto a ter um ar mais sofisticado.
O T40 perdeu cromados e ganhou um ar mais urbano com a reestilização. O para-choque tem grade frontal maior e luzes de neblina redirecionadas para a base. Já os faróis integraram os LEDs diurnos e têm visual mais elegante.
Na lateral a JAC removeu os plásticos pretos e cromados, menos na base da janela, além de trocar ar rodas e o rack de teto. Novas lanternas de LED e um friso cromado discreto no para-choque dão ao SUV compacto uma cara de modelo europeu.
Por dentro são poucas as novidades além do teto solar elétrico e da nova central multimídia. Continua lá o bom acabamento com revestimento de couro no painel de costuras vermelhas.
Ele parte agora de R$ 79.990 na versão manual 1.5 flex ou R$ 88.990 na variante CVT 1.6 gasolina. O único opcional para ambas as versões é o Pack 3 de R$ 3.000 que adiciona bancos revestidos em couro e câmera de ré.
De série, o JAC T40 Plus conta com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, vidros e travas elétricas, piloto automático, faróis com acendimento automático. Com câmbio CVT ele ainda ganha stast-stop e ar-condicionado digital.
T50 Plus
Atuando na faixa intermediária dos SUVs compactos, mas com pacote de versão topo de linha, o JAC T50 Plus chega renovado por R$ 101.990. O modelo mantém o mesmo conjunto mecânico composto por motor 1.6 gasolina de 138 cv e 17,1 kgfm de torque ligado a um câmbio automático do tipo CVT, mas o visual foi extensivamente renovado.
Ele é o primeiro carro da JAC com faróis divididos, no melhor estilo Fiat Toro. A porção superior de LED é conectada à grade frontal, enquanto a inferior tem projetores e luzes alógenas. O T50 também ganhou um aplique preto na coluna C para dividir o teto em duas partes.
A reforma na traseira foi leve com para-choque modificado com menos cromados e uma segunda sessão de lanternas. Um friso cromado conectando as luzes superiores traz elegância ao conjunto.
O T50 é equipado com ar-condicionado digital, seis airbags, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, volante multifuncional e direção elétrica.
O Pack 3 é opcional e eleva o preço a R$ 105.990 ao agregar câmeras 360° e bancos revestidos em couro.
T60 Plus
Apesar de ser o lançamento mais recente da JAC no Brasil, o T60 foi o que mais mudou com a adição do nome Plus. Por R$ 118.990 ele vem equipado com chave presencial, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar elétrico, faróis com acendimento automático.
Há ainda piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de painel 100% digital configurável. Como opcional no Pack 3 a JAC eleva o preço para R$ 121.990 com câmera de ré e bancos revestidos em couro.
Visualmente o modelo radicalizou em seu design. Os faróis são divididos, sendo a porção superior de LED em L conectada à primeira parte da grade frontal. O segundo conjunto é camuflado na abertura de ar.
A traseira revela lanternas conectadas por um friso de LED. Há prolongamentos em direção à parte inferior da carroceria como nos Cadillac. Um segundo par de luzes no para-choque age como iluminação de neblina.
O que não muda é o econômico motor 1.5 quatro cilindros turbo de 168 cv e 21,4 kgfm de torque ligado a uma transmissão automática do tipo CVT sem simulação de marchas.
>>Avaliação: JAC T60 aposta em porte de Compass ao preço de Renegade
>>Primeiro JAC com plataforma Volkswagen será lançado em 2022