Resultado surpreendeu

JAC Hunter ganha 5 estrelas em testes de segurança

A JAC Hunter foi o lançamento mais recente da marca chinesa por aqui e ela já passou pelos testes de segurança lá fora

JAC Hunter [divulgação]
JAC Hunter [divulgação]

Um dos recentes lançamentos de caminhonetes no Brasil foi a JAC Hunter. A picape média acabou de passar pelos testes de colisão lá na Austrália e os resultados surpreenderam o público assim que foram divulgados. Ela conseguiu atingi cinco estrelas de forma geral e teve desempenho parecido com a da nova geração da Mitsubishi L200 Triton. Todavia, recebeu algumas ressalvas.

Segundo informações do portal Motor1.Com, a Hunter na Austrália é chamada de T9. Ela ficou com as seguintes avaliações: 85% de proteção aos adultos, 87% de proteção para as crianças, 87% de proteção para pedestres ou ciclistas e 89% de assistência de segurança. A instituição ANCAP teve uma recente reformulação em seus protocolos.

Eles exigem agora que os carros testados tenham pontuações mínimas de 80%, 80%, 70% e 70% para receberem cinco estrelas. Foi por isso que a JAC Hunter saiu surpreendendo aos examinadores. Conforme os testes do Australasian New Car Assessment Program, ou ANCAP, a Hunter teve resultado parecido com o da L200 Triton de nova geração.

JAC Hunter
Testes de segurança da JAC Hunter [ANCAP/ Motor1.Com/ Reprodução]

Foi bem, mas pode melhorar

Ela ainda foi bem vista nos testes de efeito chicote, impacto lateral, impacto frontal de largura total e impacto lateral distante. A proteção de passageiros infantis nos testes de deslocamento frontal e impacto lateral também foram bem avaliados. Entretanto, a caminhonete não teve tanto sucesso em determinadas avaliações.

A JAC Hunter recebeu um selo de proteção apenas adequada para a proteção do tórax do condutor nos testes de poste oblíquo e deslocamento frontal. Já eficácia dos cintos de segurança e dos airbags no teste frontal de largura total e da proteção do tórax do passageiro traseiro foi vista apenas como marginal.

Os examinadores pontuaram que mesmo com os resultados notórios da picape chinesa, ela ainda precisa de alguns ajustes, principalmente na prova de colisão frontal contra outro veículo. A Hunter recebeu penalidade de 6,22 pontos, quando a L200 Triton de nova geração acumulou 3,16. Mesmo assim, Carla Hoorweg, CEO da ANCAP, elogiou a JAC e a caminhonete pelo desempenho do modelo nos testes.

Você acha que a Hunter fará sucesso no Brasil? Será que ela vai atazanar a Toyota Hilux e companhia? Conte nos comentários