![JAC E-JS4 [Auto+ / João Brigato] JAC E-JS4 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/08/JAC-E-JS4_edited-990x556.jpg)
De todos os rivais que o Jeep Compass já teve na vida, nenhum nunca chegou perto dele. Agora Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos tentam a sorte e são o mais próximo de um rival forte que o SUV americano já teve. Mas entre os chineses, JAC T60 e CAOA Chery Tiggo 7 nunca tiveram chance. Mas o JAC E-JS4 pode ser uma cartada de mestre.
É que diferentemente de todos os outros SUVs médios à venda no Brasil, a JAC oferece como opção uma versão elétrica. Só que, diferentemente do que acontece entre a dupla T40 e iEV40, que carecem muito de refinamento, o E-JS4 já é um passo bem além. E agradeça à Volkswagen por isso.
No E-JS1 a JAC já mostrou os reflexos da compra de 51% de sua companhia pela Volkswagen. Só que ele era um modelo totalmente desenvolvido pela nova fase da marca chinesa. O E-JS4 é diferente. Ele é um reestilização do T60 e também sua conversão a modelo elétrico. Já havia o iEV60, mas ele mal chegou a ser vendido por aqui.
Mesmo andar
Os JAC T60 e E-JS4 são idênticos praticamente até que se ligue o motor. Por fora, o desenho das rodas de liga-leve muda, assim como os emblemas na traseira. Não há também saída de escape. Mas nem precisava mudar, afinal, o E-JS4 já conta com o visual modificado do T60 que ficou bem mais agradável.
Na traseira, a confusão de linhas que havia antes deu lugar a um estilo mais harmônico. As luzes conectadas lembrariam até dos SUVs da Porsche se não fosse pelo prolongamento nas extremidades. Para-choque com visual robusto completa as mudanças. E o teto com pintura contrastante é de série na versão elétrica.
A central multimídia, que já tinha boa tela e respostas agradáveis, finalmente recebeu Android Auto e Apple CarPlay, mas com conexão via cabo. Além disso, o ar-condicionado agora conta com função automática, uma das ausências ruins do antigo T60.
Outro patamar
Se até agora não havia diferença alguma entre os irmãos JAC, na hora de ligar o motor é que tudo fica diferente. O E-JS4 não emite um som sequer. É completamente silencioso e discreto. Isso faz com que a qualidade de construção e rodagem fique bem mais evidente – justamente onde a Volkswagen mexeu.
Já a direção segue bastante leve, mas agora tem mais feedback do asfalto e está mais comunicativa. O E-JS4 passa segurança ao andar em altas velocidades, sem balançar excessivamente e se mantém estável e confortável nessa situação.
São 150 cv e 34,7 kgfm de torque dispostos ao primeiro toque do acelerador. O SUV médio elétrico da JAC dispara sem a menor cerimônia e faz retomadas ágeis. O torque é forte, capaz de grudar no banco. Tudo isso com exemplar silêncio, cabine bem isolada e pouca intromissão dos barulhos externos (salvo os barulhos do pneu).
Veredicto
Na prática, o JAC T60 não tem muitos argumentos além do preço baixo para se justificar como uma alternativa ao trio de ouro Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Só que com o E-JS4 a história é outra. Ele é o único SUV médio 100% elétrico à venda no Brasil e que não pertence a uma marca de luxo.
Custa caro? Sim, mas é a única alternativa nessa categoria. Isso faz com que ele acabe brigando com hatches elétricos menores e mais baratos como Renault Zoe, Chevrolet Bolt e Nissan Leaf, além de híbridos como Volvo XC40. O JAC E-JS4 cumpre o que promete, é uma exclusividade, está melhor do que nunca, mas custa caro e ainda tem gostinho de aposta.
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