Novidades

Investimentos da Volkswagen podem descongelar Tarok, rival da Fiat Toro

Diretamente derivada do SUV médio Taos, Volkswagen Tarok pode finalmente receber a luz verde com novos investimentos feitos no Brasil

Picape derivada da plataforma MQB
Picape derivada da plataforma MQB

Junto da revelação do Taos ao mercado brasileiro, a Volkswagen anunciou fortes investimentos no país a fim de voltar a lançar novos carros e ganhar terreno. Hoje ela disputa a liderança de mercado ferrenhamente com Chevrolet e Fiat, algo que a alemã quer mudar em 2021 e o reforço pode vir com a picape Tarok.

Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de 2018, ela não somente antecipava a entrada da Volkswagen no segmento criado pela Renault Oroch e dominado pela Fiat Toro como, disfarçadamente, revelava as linhas do SUV médio Taos.

Volkswagen Tarok
Volkswagen Tarok [divulgação]
Parecia mais do que certo que a Tarok veria a luz do dia até mesmo antes do Taos. Ela chegou a ser apresentada nos EUA e a recepção foi ótima, incentivando a Volkswagen a leva-la a outros mercados. Mas dois anos se passaram e a Fiat Toro continua a reinar completamente sozinha.

Isso tudo pode mudar com a fala de Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina, que deixou no ar que terá novidades para diversos segmentos no próximo ano. Ele acredita que os SUVs vão crescer e que os sedãs pagarão o preço disso. Mas as picapes também terão essa interferência.

Volkswagen Tarok [divulgação]
Volkswagen Tarok [divulgação]
Além da Tarok, que deve aparecer no mercado em 2021 ou 2022, a Volkswagen mexerá em seu segmento de entrada. O Volkswagen Polo Track, já anunciado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, revela que a marca tem novidades para o hatch compacto guardadas na manga.

Ainda não se sabe se esse Polo será uma versão de entrada simplificada para tomar o lugar de up!, Gol e Fox, ou se será uma variante aventureira influenciada pelo Nivus. Por falar no trio de veteranos, eles estão com os dias contados, mas ainda sem perspectivas de sucessores diretos.

Picape derivada da plataforma MQB

Para o próximo ano também é esperada a reestilização de Polo e Virtus com direito a novos equipamentos de segurança e conectividade. A central multimídia VW Play, que estreou no Nivus e tem painel idêntico ao dos irmãos, já está pronta para chegar a eles.

>>Volkswagen Taos chega no 2º trimestre de 2021 e revela detalhes

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes